Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sábado - 06 de Outubro de 2007 às 14:45

    Imprimir


A Polícia Federal abre inquérito para apurar responsabilidades dos incêndios no estado.

União do Sul

Proprietários rurais vão ser notificados por fazer queimadas no período de proibição. O fogo descontrolado mata animais em União do Sul, norte de Mato Grosso.

Quinze propriedades rurais foram destruídas pelo fogo em União do Sul, norte de Mato Grosso. Em uma delas cerca de vinte cabeças de gado não conseguiram escapar e morreram queimadas.O incêndio aconteceu seis dias após o término do período de proibição de queimadas.

Órgãos competentes

A Polícia Federal vai apurar responsabilidades do poder público no aumento no número de queimadas em Mato Grosso. A investigação foi determinada pela Justiça Federal que alega omissão do poder público ao liberar as queimadas entre os dias 25 e 30 de setembro, no momento em que o estado vive um desastre ambiental. Representantes da Sema e do Ibama começam a ser ouvidos pelo ministério público na próxima sexta-feira.

Medidas

Cerca de mil proprietários rurais vão ser notificados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente por fazer queimadas durante o período de proibição. O número de focos de calor em Mato Grosso amentou 77% em relação ao mesmo período do ano passado.

As queimadas estão proibidas no estado por tempo indeterminado. A decisão partiudo Ministério Público Estadual e órgãos ambientais num acordo emergencial. Somente serão autorizadas queimadas em áreas determinadas, que vão passar por avaliação deuma câmara técnica,composta por órgãos federais, estaduais e intituições de estudos e pesquisas.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/203968/visualizar/