Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 05 de Outubro de 2007 às 11:56

    Imprimir


No mês que vem, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de rebanhos bovinos e de búfalos será estendida a 16 unidades federativas: Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Neste mês a imunização começou em seis estados brasileiros, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a demanda de vacinas para 2007 é de 395 milhões de doses. Santa Catarina é o único estado considerado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde 2000.

O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo. No ano passado, as exportações de carne, para mais de 164 países, geraram US$ 8,3 milhões (cerca de R$ 15 milhões).

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do ministério, a vacinação é importante para evitar a disseminação da doença, garantindo a saúde do rebanho e a qualidade da carne brasileira.

“É uma importante ferramenta para erradicar a febre aftosa. O Brasil já erradicou essa doença. Nós utilizamos a vacina como forma de proteção, caso exista introdução de um vírus, que ele não se dissemine".

Depois de aplicar a vacina em todo o rebanho, o produtor deve ir ao escritório da secretaria de agricultura da cidade mais próxima para comprovar a imunização.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204151/visualizar/