Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 03 de Outubro de 2007 às 10:55
Por: Cida Fontes

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes dos partidos aliados jantaram juntos na terça-feira, 2, para discutir as relações com o governo. Segundo o líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB), ficou acordado que a Câmara poderá convocar sessão extraordinária na próxima terça-feira, 9, para o plenário votar em segundo turno a prorrogação da CPMF até 2011.

Múcio disse que Lula agradeceu aos líderes o apoio e a unidade na aprovação da emenda da CPMF em primeiro turno. Segundo o deputado, uma sessão deliberativa da Câmara deverá ser convocada para segunda-feira com o objetivo de votar a última medida provisória (MP) que estará trancando a pauta na véspera da votação da CPMF.

Múcio disse que o jantar no Alvorada foi um "encontro entre amigos" e que a conversa foi "muito agradável". Além dos líderes dos partidos aliados na Câmara, compareceram o ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e a líder do governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

De acordo com o jornal Bom Dia, Brasil, da TV Globo, ficou definido no jantar que, até a aprovação da emenda, estão suspensas as nomeações de pessoas indicadas pelos partidos aliados para ocuparem cargos no segundo escalão do governo federal. "A idéia é manter a nossa base serena, comprometida com o projeto do governo, sem abrir dissidências necessárias", afirmou à emissora o líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS).

Rebeldes do PMDB

Em paralelo ao jantar da base aliada, treze dos 19 senadores do PMDB participaram, terça à noite, de um jantar na casa do senador Waldir Raupp, em Brasília, durante o qual discutiram formas de superar recentes atritos entre a bancada e o governo. Segundo Raupp, o objetivo do encontro era afinar o discurso e "reafirmar a unidade do PMDB".

Na semana passada, 12 peemedebistas votaram a favor da extinção da medida provisória (MP) que criava a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, vinculada à Presidência da República e comandada pelo acadêmico Roberto Mangabeira Unger.

Segundo Raupp, o jantar serviu para os senadores peemedebistas "afinarem o discurso" do partido. Entre os presentes estavam os senadores José Sarney e Renan Calheiros, presidente do Senado.

Não compareceram, entre outros, os senadores Pedro Simon, Gerson Camata e Jarbas Vasconcellos, que defendem o afastamento da Renan do cargo até que sejam julgados os processos que correm contra ele no Conselho de Ética, sob acusação de quebra do decoro parlamentar.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204529/visualizar/