Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Outubro de 2007 às 14:33

    Imprimir


Grupo da senadora Serys inicia movimento para evitar queda do aliado; portaria já está pronta para publicação.

O atual diretor-financeiro do Incra-MT, João Bosco de Moraes, deve ser o novo superintendente regional do órgão, em substituição ao petista Leonel Wolfhart, cuja gestão tem sido bastante criticada. O acordo de cúpula já foi fechado entre o senador Jonas Pinheiro (DEM), o presidente nacional do Incra, Rolf Hackbart, e Raimundo (Sabonete) Lima, ex-superintendente do órgão em Tocantins e Roraima e que hoje compõe a diretoria nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Algumas portarias sobre troca de comando do Incra vão ser publicadas até a próxima semana. Uma delas define a nomeação de Bosco no lugar de Leonel, indicado ao cargo desde o início do governo Lula, em 2003, pelo grupo da senadora Serys Marly. Leonel é de Cáceres e pertence à corrente Democracia Socalista.

Alguns petistas estão se mobilizando para impedir a queda de Leonel. Acusam o governo Lula de ceder as pressões do DEM, oferecendo cargos, tudo para poder aprovar a prorrogação para até 2011 da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e também para salvar do processo de cassação do presidente do Senado, o governista Renan Calheiros (PMDB-AL).

Bosco é servidor de carreira e tido no Incra como um técnico experiente. Já dirigiu interinamente o órgão no Estado. Tem ligações estreitas com os democratas (ex-PFL) que, em tese, são adversários do governo Lula. Bosco é irmão de Zeca, assessor do senador Jonas Pinheiro, um dos que têm dado demonstrações no Congresso Nacional de apoio ao Palácio do Planalto, assim como Jaime Campos.

Nos bastidores, o comentário é que a troca no Incra, que resultaria na exoneração de Leonel, tem apoio da corrente petista Unidade na Luta, liderada pelos deputados Carlos Abicalil, Ságuas Moraes e Alexandre Cesar. Esse grupo faz oposição à senadora Serys.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204681/visualizar/