Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 01 de Outubro de 2007 às 18:36

    Imprimir


O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Luiz Daldegan, anunciou na tarde desta segunda-feira, em Cuiabá, que a medida que proíbe a exploração de queimadas em Mato Grosso foi retomada a partir de hoje e fica em vigor até o dia 15. Se desobedecida a regra, o causador do fogo será multado.

A Sema havia liberado a queima no dia 25, seis dias atrás, mas em algumas regiões, a situação ficou insustentável. O fogo saiu do controle, devorou vegetações de fazendas, matou animais bovinos e a fumaça invadiu as áreas urbanas. Estudo divulgado pela secretaria revelou que a qualidade do ar nesses dias é a pior do ano.

Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, maiores cidades e situadas no miolo do Estado amanheceram cobertas por fumaças. O tempo ficou assim por todo o dia. Por volta das 17 horas, os motoristas que circulavam pelos centros das duas cidades tiveram de acender os faróis.

O mesmo ocorria com veículos que trafegavam pela BR-163, estrada que corta o Estado de ponta a ponta. E o serviço de meteorologia, pelo menos para esta segunda-feira, informou por meio de um boletim que o tempo iria permanecer inalterado. Cuiabá registrou 40 graus no meio da tarde.

A liberação da queima é posta em prática sempre nesse período do ano. Os produtores preparam a terra para cultivo de lavouras. Ocorre que em tempos normais, choveria em setembro e outubro, o que não acontece neste ano.

No município de União do Sul, por exemplo, foram registrados 199 focos de incêndios. Ao menos 15 propriedades tiveram suas pastagens devoradas pelas queimadas neste fim de semana.

O fazendeiro Eric Zampeiri contava até a manhã desta segunda ao menos 20 bovinos mortos pelo fogo. Isso sem anotar os outros animais que teriam de ser sacrificados porque tinham se machucado durante a fuga do incêndio.

Outras regiões como Sinop, Sorriso, Acorizal, Alta Floresta, também foram afetadas pela fumaça nesta segunda-feira.

ESTUDO MOSTRA EFEITOS NEGATIVOS

A amostragem da qualidade do ar em Cuiabá, realizada pela secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) no período de 18/09/07 a 23/09/07, demonstrou que a concentração de material particulado em suspensão na atmosfera ultrapassou os padrões secundários e primários da qualidade do ar, indicando a qualidade inadequada do ar.

Os particulados são emitidos na forma de poeira, fumaça, fumo e névoa, oriundos principalmente da queima de combustível fósseis, especialmente em veículos automotores com motor a diesel, queima de biomassa – queimadas – processos industriais e poeira de rua ressuspensa.

A amostragem indica também que a contribuição dos poluentes oriundos dos automóveis é significativa no centro da cidade, evidenciado principalmente pelas emissões de monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2).

Durante a amostragem, foi feita ainda a análise da água da primeira chuva (19/09), quando foi registrado um pH de 4,2, característico de chuva ácida (que por definição, é caracterizada por teores de pH abaixo de 4,5).

Dados

Em relação as partículas totais em suspensão no ar foram registrados índices de 262,4 microgramas por metro cúbico a 418 microgramas por metro cúbico, não atendendo à Legislação (Resolução 03/1990 do Conama). A legislação determina para o padrão primário 240 microgramas por metro cúbico e para o secundário 150 microgramas por metro cúbico. (ver no final as definições de padrão primário e de padrão secundário)

O Dióxido de Enxofre atendeu os padrões da legislação durante quatro dias, registrando 0,0 µ/m³. A legislação determina para o padrão primário 363 µg/m³ e 100 µg/m³ para o secundário. Entretanto, no terceiro dia o Dióxido de Enxofre atingiu 149,3 µg/m³, não atendendo o padrão secundário.

No caso do Dióxido de Nitrogênio os índices registrados foram de 154,9 µg/m³ a 244,9 µg/m³, não atendendo apenas o padrão secundário.

Conseqüências

Os efeitos à saúde causados pelo material particulado em suspensão e pelo dióxido de nitrogênio são diversos, variando desde irritação na garganta, danos aos pulmões, agravamento da bronquite e da asma, aumento da suscetibilidade às infecções respiratórias, como gripe e resfriados comuns.

No meio ambiente, os efeitos são a redução da visibilidade e a deposição ácida, que pode danificar árvores, solo e a vida aquática em lagos, além de causar danos ao patrimônio, causado pela corrosão de materiais. O monóxido de carbono é tóxico e altos índices estão relacionados a prejuízos nos reflexos, na capacidade de estimar intervalos de tempo, no aprendizado, no trabalho e na capacidade visual.

Trabalho

A análise da qualidade do ar foi realizada pela Sema que instalou amostradores de poluentes atmosféricos no centro de Cuiabá. Os aparelhos foram colocados no Palácio da Instrução, onde ficaram por cinco dias, período necessário para a coleta das amostras.

O coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Leandro Maraschin, ressaltou que esta é uma primeira ação e que novas amostragens serão feitas em outros locais e em períodos diferentes. A meta é fazer um monitoramento constante da qualidade do ar. Com os dados em mãos, será possível agora estudar novas políticas e ações visando a melhoria da qualidade atmosférica.

Maraschin lembrou que este é o pior período do ano em Mato Grosso, devido às queimadas, estiagem e baixa umidade relativa do ar. Com isso, o trabalho de monitoramento também será feito no período de chuvas, para comparar as alterações.

Este é um trabalho novo que está sendo implementado. Os aparelhos foram adquiridos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público. Dois químicos da Sema, Sérgio Batista Figueiredo e Osmar da Cruz Nascimento, foram capacitados para operar os amostradores e foram os responsável pelo trabalho de amostragem e análise do material colhido. O laudo de análise de ar atmosférico é assinado pelos dois químicos e pela gerente de qualidade da água da Sema, Adélia Alves de Araújo.

Operacionalização

Os amostradores foram ligados às 11h do dia 18/09. A cada 24 horas o filtro e as soluções absorventes de gases eram substituídas. O filtro anterior era pesado, para verificar a quantidade de particulado retido e as soluções analisadas em laboratório. Foram cinco amostragens, para poder verificar a variação. A amostragem de monóxido de carbono foi realizada utilizando uma sonda, pelo método de infravermelho não dispersivo, como indicado na legislação.

Definições

I - Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população.

II - Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204808/visualizar/