Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 29 de Setembro de 2007 às 11:05

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu “zerar” até 2008 o número de municípios brasileiros sem biblioteca. O anúncio foi feito durante discurso na cerimônia de comemoração dos 110 anos da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro (RJ).

“Queria aproveitar a ocasião, para antecipar uma das medidas que vou anunciar no dia 4 de outubro e faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura, que é zerar o número de municípios sem bibliotecas no Brasil e não estamos longe disso. Em 2003, eram 1.173 municípios sem biblioteca. Hoje, são 613. Em 2008, queremos que haja uma biblioteca em cada cidade brasileira”, disse Lula.

Empolgado com a popularidade da Olimpíada de Matemática, que neste ano teve 17,3 milhões de alunos de escolas das redes pública e privada inscritos, Lula também anunciou para o ano que vem a realização da primeira Olimpíada de Português no país.

"Tenho certeza que ela vai despertar mais paixão que a matemática. E quem sabe, no futuro breve, vamos poder colher os frutos disso e fazer com que o povo possa ter um pouco mais de acesso aos livros. A gente tirou os tributos da produção de livros em 2004, mas infelizmente isso não fez o preço do livro cair. Mas vamos aprimorar a lei", disse o presidente, lamentando que a lei sancionada em 2003 - que isenta a produção de livros de tributos - não tenha reduzido o preço dos livros para o consumidor.

Em seu discurso, o presidente enumerou as ações de seu governo na área de educação e de incentivo à leitura. E, ao final, ressaltou que o governo tem se esforçado para recuperar o prestígio do Nordeste e igualá-lo, através de políticas públicas, ao Sul e Sudeste do país.

Pontualidade

Lula chegou à ABL pontualmente às 18h, para participar da solenidade de comemoração dos 110 anos da casa. Ele chegou acompanhado do governador Sérgio Cabral e do ministro-chefe da Secretaria Executiva da Presidência, Luiz Dulci. Também estavam presentes o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira.

Na solenidade, o presidente da ABL, Marcus Villaça, entregou a Medalha João Ribeiro, a mais alta condecoração da casa, aos presidentes da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e da Fundação Bradesco, Lázaro Brandão, e ao acadêmico Antônio Oliveira dos Santos, pelos serviços prestados à cultura.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/205129/visualizar/