Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 16:10

    Imprimir


O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão Aéreo da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou hoje (26) que a investigação dos deputados conseguiu apurar "90%" dos fatos e responsabilidades pelo acidente com o Airbus A320 da TAM ocorrido em 17 de julho, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

"Falta um detalhe: é identificar se houve uma falha dos pilotos, na posição das manetes, ou se houve uma falha do equipamento", explicou ele, em entrevista à TV Nacional. "Uma das grandes constatações, que nós chegamos, é de que o automatismo da aeronave superou a vontade dos pilotos. Enquanto eles tentavam parar, o computador dizia que a aeronave deveria voar, andar para a frente."

Para Maia, a Airbus terá de se explicar: "Isso coloca uma responsabilidade enorme no equipamento da Airbus, que, na minha avaliação, não pode funcionar desse jeito".

A expectativa do relator é que seu relatório seja votado já na semana que vem. No documento, o relator ressalvou que é preciso aguardar as investigações do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para que se tenha um veredicto final sobre o episódio.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/205603/visualizar/