Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 13:19

    Imprimir


Os deputados federais Eliene Lima (PP), Valtenir Pereira (PSB), juntamente com a senadora Serys Marly (PT) e o deputado estadual Walter Rabello (PP), estiveram nesta terça-feira (25) na Secretaria Nacional de Segurança Pública, no Ministério da Justiça, para solicitar a inclusão de Mato Grosso no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Na ocasião, foi mostrado ao secretário do órgão, Antônio Carlos Biscaia, que Mato Grosso tem um dos maiores índices de criminalidade do País por ter fronteira seca com a Bolívia, que permite a entrada de drogas como na Baixada Cuiabana, principalmente na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo Walter Rabello, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, há bandidos que já foram presos 17 vezes e que o sistema prisional atual não ressocializa o indivíduo. "Há um problema seriíssimo que é a violência juvenil, até porque, 60% dos crimes em Cuaibá são praticados por jovens entre 15 e 26 anos", disse Rabello.

Por sua vez, Eliene Lima lembrou que as desigualdades regionais favorecem a violência urbana e que o Estado tem municípios que está entre os 10 mais violentos do Brasil. "O Estado por liderar no ranking de violência não deveria ter ficado fora do Pronasci. Mato Grosso tem mais de 700 quilômetros de fronteira com países tradicionalmente produtores de drogas, e isto o governo federal tem que levar em conta", disse o federal.

O secretário Biscaia informou à comissão de parlamentares que Mato Grosso deve entrar já na segunda parte do programa e que a intenção é realizar convênios com o Estado e municípios. Biscaia adiantou, no entanto, que Mato Grosso receberá brevemente 26 viaturas policiais usadas nos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro.

Outras informações: www2.camara.gov.br/elienelima





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/205644/visualizar/