Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 12:45

    Imprimir


A preocupação em aliar o crescimento econômico com o aumento da qualidade dos profissionais, o desenvolvimento social da comunidade local e a racionalização do uso de recursos naturais é uma tendência mundial que vem conquistando espaço nas empresas e instituições de Mato Grosso. Para promover o reconhecimento público das indústrias que investem em ações de responsabilidade social no Estado, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) promove anualmente o ‘Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho’ (PSQT). A cerimônia que vai aclamar as empresas vencedoras do PSQT na etapa estadual será realizada no dia 05 de outubro, às 20h, no Sesipark, em Cuiabá.

Realizado em todo o país, este ano o PSQT bateu recorde de participantes em Mato Grosso, com 36 indústrias inscritas, que representam um aumento de 59% em relação a 2006, que contou com 25 empresas. Participam representantes dos municípios de Jaciara, Pontes de Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Aripuanã, Juruena, Itiquira, Cáceres, São José do Rio Claro, Várzea Grande e Cuiabá. Segundo a coordenadora do PSQT no Estado, Viviane Andrade, esta conquista reflete uma maior preocupação dos empresários em relação a responsabilidade social. “Contamos ainda com a abertura das indústrias para ações dessa natureza”, afirma.

Esta é a 12ª edição do prêmio, que é pioneiro no setor e incentiva a realização de ações para o aumento da qualidade de vida dos funcionários, da produtividade e da competitividade das empresas no mercado. É dividido em quatro categorias: Micro, Pequena, Média e Grande empresa. São avaliadas as áreas de Educação e Desenvolvimento, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Sócio-ambiental e Qualidade de Vida. A seleção das concorrentes é feita por meio de relatório de avaliação dos funcionários, auto-análise da direção da empresa e visita técnica de representantes do Sesi.

Serão premiados os primeiros e segundos colocados das quatro categorias do prêmio. O vencedor leva para a empresa um troféu e palestras sobre as áreas avaliadas no prêmio, enquanto o segundo colocado recebe uma menção honrosa. Ambos recebem o certificado de participação no PSQT 2007. “Além de estimular empresários e trabalhadores a construírem um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo, o prêmio desperta o exercício da ética e da transparência nas relações de trabalho e também possibilita que as organizações conheçam o nível de satisfação dos seus empregados”, ressalta o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva. Outra vantagem gerada pelo prêmio é a realização gratuita do diagnóstico interno nas áreas avaliadas, que indica os caminhos para a empresa alcançar a excelência em gestão. “Hoje, esse trabalho, que é realizado por um consultor de Recursos Humanos, custa em média R$ 10 mil”, avalia.

PSQT 2006 – As empresas premiadas pelo PSQT em Mato Grosso no ano passado foram a Gráfica Genus; Refrigerantes Marajá; Ambev; Cloro MT; Construtora Salas e Eletronorte. Já a empresa EPE – Pantanal Energia, primeiro lugar na categoria pequena empresa da etapa estadual, venceu também a etapa regional, competindo com as empresas inscritas da região centro-oeste. Outras informações pelo telefone (65) 3611-1541 / 3611-1510.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/205650/visualizar/