Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 16:48

    Imprimir


Finlândia, Islândia e Noruega lideram a lista dos países mais "verdes" do planeta. Eles dominam o ranking pela preocupação que têm com seu ambiente e pelo bem-estar de sua população, segundo uma classificação realizada com 141 nações e publicada nesta quinta-feira pela revista "Reader's Digest".

O Brasil ocupa o 40º lugar, atrás de países como a Albânia e a Bósnia-Herzegovina. Entre as 72 cidades avaliadas no estudo, Curitiba ficou na posição 54 e São Paulo na 62.

Na classificação por países, os dez primeiros lugares correspondem à Europa, com exceção do Uruguai, que aparece na nona colocação.

Na lista de cidades, a Escandinávia ostenta os dois primeiros lugares das 72 grandes centros onde é mais agradável viver, com Estocolmo e Oslo diante de Munique e Paris, e longe das megalópoles asiáticas como Mumbai, Xangai e Pequim, que é a lanterninha.

Entre os grandes países, a França aparece na posição 16, Alemanha na 21, Estados Unidos na 23 e Reino Unido na 25.

A Argélia, o país africano que se saiu melhor, ocupa a 72ª posição. Os últimos 30 lugares da lista são ocupados pelos países desse continente, com exceção do Haiti, na 132ª posição. Os últimos da classificação são Níger, Serra Leoa, Burkina Faso, Chade e Etiópia.

A classificação por países foi realizada a partir de critérios de ambiente, como a qualidade do ar, da água, da biodiversidade ou da emissão de gases do efeito estufa, mas também por critérios sociais, como produto interno bruto, educação, desemprego e expectativa de vida.

A classificação é o resultado da combinação do Indicador de Desenvolvimento Humano, estruturado pelas Nações Unidas, e o Índice 2005 de Desenvolvimento Sustentável, elaborado pelas universidades americanas de Yale e Columbia, e pelo Fórum Econômico Mundial.

Quanto às cidades em particular, as equipes da "Reader's Digest" obtiveram dados locais e se apoiaram em informações da União Internacional de Transportes Públicos (que leva em conta elementos como lixo, reciclagem, preço da eletricidade e poluição por partículas, espaços verdes e transportes coletivos).

A partir de 22 de setembro, essas classificações, assim como os resultados detalhados e o conjunto de critérios utilizados, poderão ser consultados na internet (www.selectionclic.com).





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206474/visualizar/