Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 07:41
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


Após 64 dias sem chuva, os poucos minutos de precipitações (5 milímetros) em Mato Grosso foram suficientes para aumentar a umidade relativa do ar para 60%. Na tarde de terça-feira (18), a umidade estava em 35%. A previsão para hoje é de pancadas de chuvas isoladas nas regiões Norte, Médio-Norte e Oeste do Estado. Em Cuiabá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas na sexta-feira (21) haverá novas precipitações. A população de Cuiabá deve sentir queda na umidade relativa do ar nesta quinta-feira. A previsão é de chegue até 35%. A temperatura deve permanecer estável, com mínimo de 25º e máxima de 39º.

Segundo a diretora do 9º Distrito de Meteorologia, Marina Padilha, a última vez que choveu foi no dia 16 de julho. O período de estiagem em Mato Grosso, iniciado em maio, chegou ao fim no Estado e agora inaugura a época de chuvas, junto com o início da Primavera, no dia 23 de setembro. A chuva de ontem foi registrada pelos instrumentos do Distrito de Meteorologia instalados em Matupá, Campo Verde, Rondonópolis, Cuiabá e Cotriguaçu.

Em Rondonópolis, a chuva surpreendeu os moradores da cidade. Apesar de 3 milímetros de precipitação, o vento forte destelhou casas, derrubou muros e arrancou árvores. Segundo informações do coordenador da Defesa Civil no município, Marcelo Cardinal, os bairros que mais sofreram com a força do vendaval foram Jardim Iguaçu, Cidade Alta e Participação.

Foram duas horas de chuva e ventos fortes na madrugada. "Ninguém ficou desabrigado, não foi nada alarmante". O coordenador não possuía o número de casas atingidas pelas rajadas de ventos.

Marina Padilha alerta que nesta época do ano são comuns ventos fortes e quedas de raios e a previsão é de continuidade nos fenômenos.

Escolas - A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (SME) afirma que os horários escolares permanecem alteradas em razão do clima.

A direção da secretaria vai aguardar o comportamento da previsão do tempo nos próximos dias. Se as chuvas continuarem, as aulas retornam aos horários escolares regulares.

Numa decisão conjunta da SME e diretores de escolas e creches, na terça-feira (18) foi definido novo horário na rede pública de Cuiabá. As aulas serão aplicadas das 7 às 10 horas e das 14h30 às 17h30.

A intenção é evitar a exposição das crianças aos picos de temperatura e a baixa umidade relativa do ar. Cuiabá está em estado de emergência desde o dia 17.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206580/visualizar/