Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 17 de Setembro de 2007 às 14:53

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal.

Entre os dia 18 e 19 de setembro, a massa de ar seco permanece sobre o oeste da Bahia, Goiás, sul do Maranhão, leste do Mato Grosso, nordeste do Mato Grosso do Sul, centro-oeste de Minas Gerais, sul do Piauí, norte de São Paulo, centro-sul do Tocantins e Distrito Federal. Alerta-se que a umidade relativa mínima fica abaixo de 30% e, em algumas localidades, pode atingir índices ainda mais críticos, ou seja, cerca de 20%. O alerta persiste até quarta-feira (19/09) nos Estados do Maranhão e do Piauí.

Sendo assim, a Secretaria Nacional de Defesa Civil continua desaconselhando as atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Alerta-se também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para o Piauí e Maranhão são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O demais alertas são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).





Fonte: Redação/MI

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206857/visualizar/