Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 17 de Setembro de 2007 às 13:43
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


O desmatamento registrado em Mato Grosso entre agosto de 2006 e julho de 2007 foi de 2.512 quilômetros quadrados, o que representa uma redução de 59% em relação aos 12 meses anteriores, quando foram desmatados 6.086 quilômetros quadrados. O secretário do Estado do Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, enfatizou que os dados são extremamente positivos, uma vez que a redução do desmatamento vem se mantendo constante.

Apesar de ter ocorrido um aumento no desmatamento nos meses de maio a julho, em valores absolutos, segundo Daldegan, o número não é significativo e não traz preocupações para o Estado. O secretário ressaltou que apesar de propagado este aumento, em julho deste ano, por exemplo, o desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) foi de apenas 76 quilômetros quadrados.

“O Estado está em alerta o tempo todo. Em momento algum, mesmo com os números extremamente positivos, deixamos de pensar e realizar ações para coibir este ilícito ambiental. O fato é que a redução tem ocorrido em conseqüência das políticas adotadas e não há, neste momento, como se falar em retomada do desmatamento. Estamos atentos e vamos continuar reduzindo este problema no Estado. Nos últimos 12 meses tivemos uma redução de quase 60% e estamos mantendo este índice”, informou.

Além disso, Daldegan explicou que o índice de desmatamento ilegal também está em processo de redução. Este índice, que já ultrapassou 90%, hoje está em 65%. “O Estado tem feito parcerias com o setor produtivo para aumentar o número de propriedades rurais cadastrados no sistema de Licenciamento Ambiental (SLAPR). Já assinamos termos de cooperação com o setor da soja e com o sucroalcooleiro, com o objetivo de que cada vez mais a produção de Mato Grosso esteja pautada na exploração racional e sustentável dos recursos naturais”.

O sistema DETER do Instituto de Pesquisas Especiais (Inpe) também identificou uma queda no desmatamento no mesmo período. De acordo com o DETER, o desmatamento no Mato Grosso (agosto 2006-julho 2007) foi aproximadamente 2.408 quilômetros quadrados.





Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206869/visualizar/