Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 16 de Setembro de 2007 às 16:29

    Imprimir


O deputado estadual Maksuês Leite (PP) reúne hoje as condições de vencer a eleição para a Prefeitura de Várzea Grande na eleição de 2008. É o que mostra a pesquisa Ipec, realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, envolvendo 503 pessoas na cidade. O parlamentar tem 37,57% das intenções de votos contra 23,06% do também deputado Wallace Guimarães (DEM).

O prefeito Murilo Domingos está na quinta colocação com 5,96% das indicações, atrás ainda do deputado Campos Neto (PP) com 9,15% e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos, com 7,55%, e por último aparece o secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda (DEM) cm 1,79%.

Os números são referentes a modalidade estimulada, onde o entrevistador apresenta uma relação de nomes dos possíveis candidatos. O conselheiro do TCE oficialmente não assume a candidatura à Prefeitura em função do cargo que ocupa, no qual existe um impedimento pela legislação para não se envolver em questões de ordem político-partidária. Se quiser disputar, Júlio terá que deixar o Tribunal.

Ainda nesta modalidade, 11,53% dos consultados afirmaram que não votaria em nenhum destes nomes e 3,38% não quiseram responder. Já na espontânea, onde os consultados revelam livremente a intenção de voto, diminui o percentual de distanciamento entre os dois principais concorrentes. Maksuês segue na liderança com 12,92% contra 8,75% de Wallace e na terceira colocação está o prefeito com 4,97%. Júlio fica em quarto lugar com 3,38% e Campos com 1,59%.

Outra curiosidade neste item é o surgimento do nome do deputado estadual Walter Rabello (sem partido) com 0,80%. Ele é candidato à Prefeitura de Cuiabá, onde tem o domicílio eleitoral. 65,81% dos entrevistados não quiseram opinar.

O instituto também fez algumas simulações para a disputa. No primeiro cenário, com os nomes de Maksuês, Wallace e Murilo, respectivamente, obtêm 42,49%, 28,83% e 6,16%. Também num segundo cenário, colocando apenas os nomes do deputado progressista e do atual prefeito, o parlamentar venceria com folga com 65,61% das intenções de votos contra 6,56% contra Domingos.

Entre as simulações apresentadas, com dois concorrentes diretos, Maksuês venceria, apenas com um percentual menor, num confronto direto com o deputado Wallace. O primeiro teria 44,14% contra 31,01%. Já quando coloca os nomes de Maksuês e Júlio Campos, o parlamentar venceria com folga com 60,83% contra 14,91%.

No total, o Ipec fez nove simulações com os nomes colocados na disputa. Deste total, Maksuês lidera em sete casos, apenas em dois casos, o seu nome não foi colocado, venceria o deputado democrata. Wallace, segundo a pesquisa, só venceria a eleição se o parlamentar progressista não disputar o pleito.

O prefeito Murilo Domingos lidera o índice de rejeição entre os candidatos nas modalidades espontânea e estimulada.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206929/visualizar/