Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 14 de Setembro de 2007 às 22:00

    Imprimir


Um grupo de artistas de Cuiabá está preparando uma exposição em comemoração ao centenário de nascimento da pintora mato-grossense Ignez Correa da Costa (1907 – 1986). Entre os artistas estão Gervane de Paula, Benedito Nunes e Jonas Barros. Eles querem reunir 15 obras da artista que ficarão expostas de 27 de setembro a 20 de outubro na Galeria da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Ignez é a primeira pintora de traços modernos de Mato Grosso. No entanto, a irmã do ex-governador do Estado, Fernando Correa da Costa, pouco permaneceu em Cuiabá, passando maior parte de sua vida no Rio de Janeiro e em Campo Grande, onde faleceu. Na primeira metade do século passado, era comum às famílias que dispunham de recursos mandarem os filhos talentosos para os grandes centros, pois não havia em Mato Grosso um meio capaz de reter o artista e propiciar a criação.

Depois do falecimento, pouco se ouviu falar em Ignez. A maioria de suas telas ficou sob o domínio da família. O artista plástico e curador da exposição, Gervane de Paula, relatou que a idéia de homenagear a artista surgiu cerca de um ano atrás. Desde então, muito trabalho foi realizado, principalmente no que se refere à localização das obras. Quinze delas foram reunidas, sendo que duas fazem parte do acervo da SEC. Para essa exposição, os pintores Gervane de Paula, Adir Sodré, Benedito Nunes, Dalva Barros, João Sebastião, Jonas Barros e o fotógrafo José Maurício elaboraram releituras de algumas telas da artista, partindo da obra ou dos locais que ela retratou.

Segundo o curador, o objetivo da homenagem é aproximar a obra de Ignez da arte feita atualmente no Estado."Não vejo como a arte cuiabana conseguir respeito, se não voltar o olhar ao passado, buscando valorizar as raízes. Sem dúvida, Ignez é a representante mais antiga das artes plásticas de Mato Grosso. A pintura dela inaugura a arte moderna mato-grossense. Antes dela, as obras pictográficas eram somente de cunho documental", declarou.

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Fomento à Cultura. Quanto ao incentivo estatal, Gervane acredita que, com a criação do Fundo, ficou mais fácil para o artista se produzir. "Hoje as ações culturais partem dos artistas, sendo eles seus próprios produtores", afirmou.

Influências

Ignez Correa da Costa é inserida na arte da pintura pela irmã Salesiana Alzira Bastos. Em 1924, a freira chegou de São Paulo e lecionou pintura durante 11 anos no Asilo Santa Rita, transmitindo noções mínimas de cores e composições para algumas moças, além de ensinar piano e encenar alguns dramas. Na década de 30, a pintora mudou para o Rio de Janeiro onde foi aluna de Candido Portinari.

Ignez pintou principalmente em óleo sobre tela, mas ela também fez desenhos e telas em guache. Analisando a obra da pintora, Gervane de Paula afirma que ela possui traços de algumas das tendências modernistas, como o impressionismo e o expressionismo. "Na produção de Ignez destacam-se telas de paisagens, personagens da vida mato-grossense e sertaneja, natureza morta e retratos. É interessante notar, que os quadros pintados em Cuiabá são diferentes das obras pintadas em Campo Grande, pelas formas mais sinuosas, luminosidade mais forte e cores mais ressaltadas" conclui Gervane.

A exposição "Centenário: Ignez Correa da Costa" abre no próximo dia 27, às 19h30 na Galeria da SEC. As telas ficarão expostas de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e de 14h às 18h, até 20 de outubro.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/207072/visualizar/