Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 09 de Maio de 2013 às 08:18

    Imprimir


Em discurso de comemoração dos 265 anos da fundação de Mato Grosso, o senador Jayme Campos (DEM-MT) propôs a criação do prêmio “Mérito Legislativo Senador Jonas Pinheiro da Agricultura Brasileira”, concedido anualmente a pessoas que se destaquem no apoio ao segmento rural. 

“Jonas Pinheiro é um símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e da luta pela valorização do setor agrário nacional. Por isso, proponho uma sincera homenagem aos agricultores de nossa região, alcançando também a memória deste patrono da agricultura”, propôs. 

Jayme Campos, ao destacar o aniversário de Mato Grosso, afirmou que o estado hoje é o maior exportador agrícola da região Centro-Oeste e oitavo no ranking nacional. “Safras recordes e rebanhos gigantescos converteram Mato Grosso em polo de desenvolvimento agropecuário, inserindo nossa região no mapa mundial da produção de commodities. Deixamos a periferia para assumir papel de protagonistas na balança comercial brasileira”, afirmou. 

Para o democrata, mesmo com todas as dificuldades, Mato Grosso detém atualmente a maior colheita de grãos do Brasil, com 41 milhões de toneladas anuais, ou 25% da plantação nacional, sendo ainda o maior produtor de soja e algodão em pluma do país, além de possuir o maior rebanho de gado de corte, com aproximadamente 29 milhões de cabeças, com destaque ainda na produção de arroz, milho e cana de açúcar. 

Segundo o parlamentar, somente em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense cresceu 4,5% a mais que o PIB nacional e, surpreendentemente, metade do crescimento da China no mesmo período. O senador queixou-se, porém, de que, “apesar de semearem esperança e colherem vitalidade econômica”, os produtores rurais de Mato Grosso são tratados com desrespeito pelo governo federal. 

No pronunciamento, Jayme Campos afirmou que os produtores rurais produzem sem infraestrutura adequada para o escoamento da safra, sobrevivem a juros escorchantes, são confundidos com agressores do meio ambiente e vivem sob constantes ameaças de radicais que tentam expulsá-los de suas propriedades sob vários pretextos, principalmente a demarcação de terras indígenas. “Mas quero deixar bem claro, não tenho nada contra os povos indígenas. Ao contrário, somos defensores das etnias que existem em Mato Grosso. Todavia, nós queremos segurança jurídica também para outros setores, que certamente também contribuem para a nossa nação”, enfatizou. 

Em aparte, o senador Pedro Taques elogiou Jayme Campos, pela valorização que fez ao nome do senador Jonas Pinheiro. “No Brasil, nós esquecemos, rapidamente, a história. E o senador Jonas Pinheiro, um grande brasileiro, um grande mato-grossense, nascido em Santo Antônio de Leverger, de família simples, extensionista rural, trabalhou pela produção do nosso Estado e foi um grande Senador da República; um homem simples, que precisa ser valorizado, como está a fazer Vossa excelência”, parabenizou. (Com Assessoria)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/20717/visualizar/