Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 09 de Maio de 2013 às 08:17
Por: LORENA BRUSCHI

    Imprimir


A bancada mato-grossense no Congresso Nacional tem um novo coordenador, e permanece nas mãos do PSD. O deputado federal Eliene Lima assumiu a liderança no lugar de Homero Pereira (PSD). Ele declara que irá pautar a sua atuação para as demandas do Executivo. 

“Vou buscar uma harmonização das urgências de cada parlamentar com as necessidades do Estado. Chega no final do ano, cada um tem uma ideia, que não contempla a prioridade do Executivo”, afirmou. 

A decisão do novo coordenador estava marcada para o mês passado, porém foi adiada devido o interesse de mais dois parlamentares pela liderança. Valtenir Pereira (PSB) e Carlos Bezerra (PMDB) iriam competir pelo posto, mas segundo Lima em uma discussão a bancada definiu o seu nome por unanimidade. 

“A gente busca fazer sempre um rodízio, então acabei sendo escolhido para ser o próximo coordenador”, afirmou Lima. 

A diminuição do valor reservado às emendas parlamentares de Mato Grosso em comparação com 2012 não é um problema, segundo Lima. “As emendas são relacionadas ao número de programas, e o governo federal tem priorizado os programas, que são diretamente dos municípios e estados”, afirmou. 

Os parlamentares destinaram R$ 393 milhões em emendas para o Estado em 2013, valor menor do que o do exercício de 2012 - que foi de R$ 500 milhões. 

O novo coordenador de bancada conta com a proposta do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB/RN), de que o Orçamento seja impositivo. Ele avalia que o pagamento destes valores está em último lugar nos compromissos financeiros do governo federal. 

“Temos que superar o número pequeno de parlamentares na Câmara. Há um contraste grande com as bancadas de outros Estados, como São Paulo e Minas Gerais. Temos que diminuir esta diferença”, afirmou. 

REUNIÃO – A primeira ação do novo coordenador foi com o ministro da Integração Nacional, Marcelo Dourado, realizada na tarde desta quarta-feira (8) para discutir a “morosidade” do ministério quanto às demandas de Mato Grosso. 

“Tem havido morosidade no sentido de priorizar a bancada. Está sendo feito um atendimento parcial, para esse ou aquele, e não tem realmente nos ajudado”, afirmou Eliene, que confirmou a presença de Homero na negociação. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/20718/visualizar/