Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 11 de Setembro de 2007 às 09:33

    Imprimir


Ao tomar posse como secretário nacional de Justiça, o delegado de Polícia Civil Romeu Tuma Júnior anunciou que o órgão vai trabalhar para que exista maior controle sobre as operações financeiras relacionadas a esportes de massa, com destaque para o futebol.

Em seu discurso de posse, Tuma Júnior disse que a "lavagem de dinheiro, por meio dos esportes de massa, surge como nova modalidade criminosa transacional, estando a merecer uma profunda reflexão e enérgica ação por parte das instituições".

Ainda segundo o delegado, o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), subordinado à secretaria, "terá uma postura muito mais pró-ativa, do que somente a passividade de quem é chamado a intervir ou a cooperar" em investigações relacionadas ao mundo dos esportes.

Depois de tomar posse, em entrevista à imprensa, o secretário voltou ao tema. Disse que é necessário um maior controle do futebol. Citou nominalmente o Corinthians como um caso público de supostas irregularidades praticadas na seara da lavagem de dinheiro.

Dirigentes do clube e da parceira MSI são réus em processo na Justiça Federal por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. "Temos um caso público, que é o Corinthians. A gente sabe que esse tem se tornado um novo caminho para a ação do crime organizado. O futebol hoje não tem muitos parâmetros", declarou.

Deu como exemplo a venda de jogadores, transações que não têm preços de referência e muitas vezes são pagas em operações financeiras no exterior. "A gente precisa ter um controle maior. Vamos ter uma ação muito pesada nessa área." Tuma Jr. disse que uma das ações do DRCI será rastrear operações financeiras de clubes e dirigentes suspeitas, no Brasil e no exterior.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/207691/visualizar/