Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 10 de Setembro de 2007 às 04:41

    Imprimir


Na primeira visita de Estado aos países nórdicos - Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega -, que começa hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai atuar como garoto-propaganda dos biocombustíveis e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não terá dificuldades para vender suas idéias: na Escandinávia, Lula encontrará platéias atentas e interessadas, principalmente no desenvolvimento de energia limpa.

"Sentou comigo diante da mesa vai ter que ouvir falar de biocombustível", avisou o presidente. "Não importa quem seja." Considerados os países mais "verdes" do mundo, os quatro nórdicos têm metas próprias para redução do uso de gasolina, desenvolvem pesquisas alternativas e vêem com bons olhos o trabalho conjunto com o Brasil.

Na Suécia e na Dinamarca, Lula assinará acordos de cooperação para desenvolvimento dos biocombustíveis. Com a meta de atingir 5,75% de etanol adicionado à gasolina até 2010, a União Européia deverá ser um dos principais mercados de exportação desse produto. A Suécia, por sua vez, já tem uma frota de 43 mil veículos flex (movidos a gasolina e álcool) e figura hoje como a maior compradora de etanol brasileiro na Escandinávia, embora produza uma parte do que consome a partir do trigo e da cevada.

Dos quatro países que serão visitados por Lula, a Noruega é a única que não integra a União Européia. Apesar de ser auto-suficiente em energia e ostentar o título de terceiro maior exportador mundial de petróleo - só perdendo para Arábia Saudita e Rússia -, também manifestou interesse em desenvolver a área de biocombustíveis. A Noruega investe no Brasil dez vezes mais que na China e até agora uma de suas parcerias mais sólidas é entre a Statoil e a Petrobras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/207869/visualizar/