Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Setembro de 2007 às 18:14

    Imprimir


O senador Jaime Campos propôs hoje a criação de uma brigada nacional de prevenção e combate aos incêndios florestais. Da tribuna do Senado, ele mostrou indignação com a falta de equipamentos para o controle do fogo que está consumindo o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. “Anualmente, os estados brasileiros que possuem vastas extensões de cerrados, vivem em seu ciclo climático o prolongado regime das secas e, com ele, o agravamento da ocorrência de incêndios”, argumentou.

Usando o caso de Chapada dos Guimarães como exemplo, onde os bombeiros dispõem de poucos recursos técnicos e apenas de um helicóptero na ação contra as chamas, o parlamentar defendeu a implantação de uma brigada anti-fogo nos mesmos moldes da Força Nacional de Segurança Pública, que requisitou policiais estaduais e investiu em meios científicos de enfrentamento ao crime.

“A lógica é a mesma”, admitiu. “A União entraria com os recursos tecnológicos: aviões, helicópteros, carros-tanque e monitoramento via satélite; enquanto os entes federados concorreriam com o material humano”, aconselhou o senador. Para Jaime, “a cooperação recíproca entre estados e o governo central poderá contribuir para uma nova gestão dos mecanismos de combate a incêndios no patrimônio ambiental”.

Ele acredita que este novo organismo poderá ficar de prontidão no período mais agudo das secas, sob o comando dos ministérios da Defesa e do Meio Ambiente. Jaime disse ainda que é imperdoável ver as riquezas do país queimadas e lamentou as cenas exibidas pelo Jornal Nacional, da TV Globo, na quarta-feira, mostrando a destruição do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. “Se a natureza tem seus ciclos, suas vontades, os seres humanos devem, então, preparar-se para elas”, recomendou. E foi mais cáustico ao finalizar: “Como a natureza, o fogo avisa.

Quem não entende o calor de seus sinais tem que aprender a conviver com as tragédias”.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208110/visualizar/