Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Setembro de 2007 às 15:51
Por: André Xavier

    Imprimir


Depois de conhecer o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), em operação na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o grupo de ambientalistas estrangeiros, dirigentes de organizações não governamentais (ONG) do Canadá e dos Estados Unidos da América, que visita o Estado, conheceu também o programa MT Regional, apresentado na manhã desta quinta-feira (06.09) pelo secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Cloves Vettorato.

Os ambientalistas são: Tom Tevlin e Patrick Moore da Greenspirit e Jeffrey Glassman, da Rain Forest Maker. Na ocasião, o secretário expôs também algumas ações da política ambiental do governo do Estado, entre elas as parcerias firmadas com organizações não governamentais no resgate de matas ciliares e áreas degradadas, na região do Vale do São Lourenço e do Vale do Xingu.

Vettorato observou que fica feliz pela curiosidade dos ambientalistas ao virem conhecer de perto a realidade e o que o Governo do Estado tem feito, com orientação para o desenvolvimento sustentável.

Ele classifica o fato como um dos resultados positivos do encontro que o governador Blairo Maggi teve como diversas entidades ambientais, na ocasião em que realizou uma missão de trabalho nos Estados Unidos.

”É importante saber que existem ONGs que têm conhecimento do lado positivo de Mato Grosso voltado à preservação ambiental. Vejo que isso é fruto do encontro que o governador teve em Whashington com ambientalistas, por ocasião de sua visita àquele país”, afirmou. Para ele, “é importante que ambientalistas venham conhecer a realidade do Estado e não aquela, que parte da mídia divulga”, destacou, referindo-se às abordagens negativas de algumas reportagens.

Na reunião, Cloves Vettorato revelou também aos ambientalistas que um grupo de trabalho organizado pelo governo do Estado já estuda a possibilidade de encontrar um mecanismo financeiro que garanta remuneração ao proprietário que não desmate sua área. Segundo ele, a busca é de uma fórmula neste sentido e por isso o grupo de estudo envolveu até o Banco Mundial (BID). “Se o mundo quer que a gente preserve vai ter que remunerar por isso”, ressaltou Vettorato. O secretário observou que a reunião evoluiu para uma possível parceria também com os representantes dessas ONGs.

Comentando suas impressões sobre o que conheceu nesta visita o ambientalista Patrick Moore, um dos fundadores da ONG internacional Green Peace e que dela se afastou por discordar de algumas ações. Moore fundou depois a Greenspirit. Ele afirmou que o grupo está impressionado com o Governo do Estado por buscar o equilíbrio entre o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. Para ele, neste processo, quem tem a ganhar são as pessoas e o meio ambiente.

O grupo vai sobrevoar de helicóptero, áreas atingidas por queimadas no município de Chapada dos Guimarães (67 Km ao Norte de Cuiabá) e depois segue para o Pantanal.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208129/visualizar/