Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Setembro de 2007 às 14:03

    Imprimir


O PSOL vai apresentar requerimento para que o Conselho de Ética do Senado inclua as novas denúncias contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) nas investigações que já estão em curso no órgão sobre o presidente do Senado.

O partido decidiu que, antes de apresentar nova representação à Mesa Diretora da Casa para que o conselho investigue as mais recentes denúncias contra Renan, vai tentar incluir os fatos nos processos que já estão em andamento. O PSOL pensa também em pedir investigação sobre o deputado estadual Carlos Bezerra (PMDB-MT).

"Se o nosso requerimento não for acatado, o PSOL ser verá obrigado a ingressar com nova representação. Mas todas essas denúncias implicam em quebra de decoro", disse o senador José Nery (PSOL-PA).

Nas novas denúncias, Renan é acusado de envolvimento em esquema de arrecadação de recursos públicos e lavagem de dinheiro em ministérios chefiados pelo PMDB. O advogado Bruno de Miranda Lins acusa o seu ex-sogro, o lobista Luiz Garcia Coelho, de operar para diversos políticos do PMDB, entre os quais Renan, com recursos desviados de ministérios.

Coelho é pai de uma funcionária que trabalha no gabinete de Renan --ela é ex-mulher de Lins. O advogado prestou depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal para revelar as denúncias no ano passado, em meio à sua separação litigiosa.

O PSOL também decidiu que vai solicitar à Polícia Federal, que investiga o suposto esquema, cópia do depoimento prestado pelo advogado. O partido não descarta solicitar abertura de inquérito contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), acusados por Lins de envolvimento no esquema.

"Vamos buscar informações nos inquéritos da Polícia Federal e Polícia Civil para verificar se há necessidade de abertura de inquérito sobre outros parlamentares", disse Nery.

O deputado Chico Alencar, líder do PSOL na Câmara, rebateu as críticas sobre a quantidade de representações apresentadas pelo partido contra Renan --que responde a três processos por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado, dois deles a pedido do PSOL.

"Os que dizem que o PSOL faz isso para aparecer, é porque concordam que a gente se torne cúmplice de tudo o que há no país", rebateu.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208511/visualizar/