Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Setembro de 2007 às 12:01
Por: Valdeque Matos

    Imprimir


Facilitar o acesso às tecnologias de informação e comunicação para o jovem morador da zona rural de Mato Grosso, contribuindo, assim, para mantê-lo junto de suas famílias, produzindo com mais eficiência e mais rentabilidade. Este é o objetivo do deputado Percival Muniz (PPS) ao propor o projeto de lei que institui o Programa Estadual de Inclusão Digital do Jovem Residente na Área Rural.

"É fundamental manter a juventude da zona rural junto de suas famílias, onde possa trabalhar e produzir, sem ter que partir para os centros urbanos que, na maioria das vezes, tem se revelado frustrante", explicou Percival.

O projeto de Muniz sugere que o governo disponibilizará computadores com acesso à internet para jovens residentes na área rural dos 141 municípios de Mato Grosso, mas especialmente onde houver Empaer (Empresa Mato-grossense de Extensão e Pesquisa), Escolas Rurais, Associações de Produtores Rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. "O Estado poderá, para garantir a implantação desse programa de grande alcance social, firmar convênios com entidades civis e públicas".

De acordo com Percival, a inclusão digital do jovem morador da zona rural é cada vez mais necessária, pois impedirá que se ampliem os cinturões da miséria existentes nos centros urbanos e que tem sido geradores dos grandes índices de criminalidade nas grandes cidades. "O acesso à tecnologia e, de modo especial, à inclusão digital é de fundamental importância para a permanência desse jovem no campo".

Para reforçar essa constatação, o parlamentar cita o recente estudo realizado pela CUFA (Central Única das Favelas), que apontou que os bandidos mais perigosos do país, na maioria das vezes, são provenientes da área rural, geralmente aqueles que foram excluídos em centros urbanos e que não puderam integrar-se à sociedade.

"A inclusão digital via internet no campo é uma medida indispensável, que deverá ter grande significado no combate ao êxodo rural", acredita Percival. O deputado assinala que o jovem do meio rural, assim como os que moram na zona urbana, quer se integrar às mudanças tecnológicas, e tem grandes expectativas.

"Ele (Jovem da Zona Rural) não está nenhum pouco satisfeito de ficar alijado dos processos de conhecimento aos quais a juventude urbana teve acesso mais cedo", pondera. Por isso, salienta o parlamentar socialista, é passada a hora de facilitar para juventude rural o acesso a conhecimentos e tecnologias que existem em benefício da sociedade.

Muniz também ressalta que, inclusive, o programa pode auxiliar não só para melhorar a qualidade de vida do jovem, mas o próprio desempenho das propriedades rurais e, em conseqüência, a arrecadação de cada município.

"Temos ainda que considerar a facilidade que o jovem tem para assimilar essa nova tecnologia que, através desse programa, estará proporcionando geração de empregos para uma camada significativa da sociedade", conclui Percival.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208528/visualizar/