Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Maio de 2013 às 18:09

    Imprimir


A presidente Dilma Rousseff agradeceu nesta terça-feira (7), em nota, pelo apoio recebido "de governos de todo o mundo" à escolha do diplomata brasileiro Roberto Azevêdo para o comando da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo Dilma, a decisão não é uma vitória do Brasil, nem de um grupo de países, mas da própria OMC.

Azevêdo será o próximo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o órgão máximo do comércio internacional, a partir de setembro, segundo o Itamaraty. O anúncio é informal; a confirmação oficial será feita pela OMC na quarta-feira (8).

É a primeira vez que um brasileiro assume o comando do órgão, e a segunda tentativa. Em 2005, quando Pascal Lamy foi eleito, o Brasil lançou Luiz Felipe de Seixas Corrêa para o posto. Desde sua fundação, em 1995, nunca um brasileiro ocupou a presidência da OMC, responsável por conduzir as rodadas que visam à liberalização do comércio mundial.

Um dos grandes desafios do novo chefe da OMC será reativar as negociações da Rodada Doha para liberalizar o comércio mundial, em ponto morto há anos.

Veja a íntegra da nota:

O governo brasileiro recebe com satisfação a escolha do Embaixador Roberto Azevêdo para Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio.

Ainda sofrendo os efeitos da crise mundial iniciada em 2008, caberá à OMC nos próximos anos dar um novo, equilibrado e vigoroso impulso ao comércio mundial, fundamental para que a economia global entre em novo período de crescimento e justiça social.

Ao apresentar o nome do Embaixador Azevêdo para esta alta função, o Brasil tinha claro que, por sua experiência e compromisso, ele poderia conduzir a Organização na direção de um ordenamento econômico mundial mais dinâmico e justo.

Essa mensagem foi entendida por expressiva maioria e, por esta razão, agradeço o apoio que nosso candidato recebeu de governos de todo o mundo nas três rodadas de votação. Essa não é uma vitória do Brasil, nem de um grupo de países, mas da Organização Mundial do Comércio.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/20874/visualizar/