Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 31 de Agosto de 2007 às 17:42
Por: LYGIA LIMA

    Imprimir


Acadêmicos da Unemat e sociedade civil participam de atividades da 1ª Jornada de Conscientização e Ações para Preservação do rio Paraguai que está sendo promovido pela Unemat por meio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec), Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e Ensino e Graduação (Proeg) com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas, clubes de serviço e organizações não governamentais.

Nesta sexta-feira (31.08) estão sendo realizadas palestras e mesas-redondas com os temas: "Turismo em Cáceres", "Aspectos legais da áreas de preservação permanente do rio Paraguai", e no período da tarde acontecem as palestras: "Sustentabilidade das atividades pesqueiras no rio Paraguai" e "Educação e Sócio-Economia Solidária".

O presidente da Colônia de Pescadores Z2, José Lourenço da Silva, um dos palestrantes de hoje, afirma que nunca é tarde para começar um trabalho de preservação do rio. Ele lembra que há 20 anos a sociedade de Cáceres já começou com um trabalho de mutirão de limpeza visando à conscientização, mas que sempre é importante somar esforços.

De acordo com o pescador, desde a década de 60, o rio sofreu mudanças significativas, e não apenas por causa da pesca. "Nesse contexto temos, o esgoto da cidade que é jogado no rio, os agrotóxicos, o assoreamento, o desmatamento das matas ciliares, tudo isso contribui para que tivéssemos uma redução no número de capturas dos peixes. Por isso é preciso preservar", afirma.

Neste sábado, dia 1º de setembro, será realizada uma atividade de campo, com exposição de trabalhos artesanais, seminário desenvolvido pela Unitrabalho e recolhimento de lixo das margens do rio e fixação de placas educativas em pontos com maior concentração de pessoas.

Para a atividade de campo, a Unemat estará disponibilizando juntamente com os parceiros, 15 embarcações pequenas onde haverá em cada uma, um policial ambiental, duas embarcações grandes para dar suporte aos voluntários e duas embarcações do Corpo de Bombeiros para resgate. A saída para a limpeza das margens do rio será às 7 horas da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Na noite de hoje ainda terá apresentações culturais, que serão desenvolvidas no campus Jane Vanine, em Cáceres, onde haverá apresentações temáticas, dança, declamação de poesias até de apresentações da cultura mato-grossense como siriri e rasqueado entre outras. A programação cultural terá início às 19h30 e segue até às 24 horas.

A coordenadora geral da Jornada, professora Leila Cristiane Delmadi, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, avalia o envolvimento da sociedade com o evento até o momento. Segundo ela a participação dos acadêmicos e professores que atuaram como voluntários para exporem as palestras com o tema "Educação Ambiental" nas escolas do município foi muito positiva. Além disso, a participação dos alunos tanto da rede pública como particular durante as palestras também demonstra a preocupação das crianças com a preservação do rio Paraguai.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208959/visualizar/