Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 28 de Agosto de 2007 às 16:16
Por: Juliana Carpanez

    Imprimir


Internautas de todo o mundo – inclusive do Brasil – usam fóruns e blogs para divulgar que conseguiram desbloquear o iPhone, celular da Apple vendido com exclusividade nos EUA para clientes da operadora AT&T. Mas aqueles interessados em usar esses aparelhos de “código aberto” devem ficar atentos: além de a prática poder ser considerada ilegal pela operadora, ela torna os celulares da Apple vulneráveis a ataques e a problemas causados pela desconfiguração.

Isso acontece porque, quando o celular multimídia é desbloqueado, seus usuários podem fazer a instalação de diversos programas não inclusos no “portfolio” oficial do iPhone. “Esses programas alternativos não foram testados para esse produto específico e podem causar problemas”, afirma Alexandre Ichiro Hashimoto, mestre nas subáreas de sistemas integrados, microeletrônica e de novas tecnologias pela Escola Politécnica da USP.

De acordo com o especialista, uma das complicações pode ser a desconfiguração do equipamento, que pode até fazer com que ele deixe de funcionar. Outro problema, também sério, está ligado à segurança. “Dependendo do que é instalado, o usuário acaba permitindo que pessoas mal-intencionadas roubem as informações armazenadas no iPhone”, continuou Hashimoto.

Se o usuário de um dispositivo desbloqueado tiver esse tipo de problemas, não poderá reclamar com as empresas responsáveis pela comercialização do iPhone.

O especialista considera vantajoso o fato de o desbloqueio deixar o usuário livre para escolher sua operadora, mas aconselha os interessados no iPhone a aguardar. Ele lembra que a Apple está fechando outras parcerias em todo o mundo e afirma que, com tantas boas opções disponíveis no mercado, não é necessário burlar o contrato de fidelidade. Ainda assim, ele reforça: “se for realmente usar o iPhone desbloqueado, cuidado com aquilo que instala”.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209439/visualizar/