Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 24 de Agosto de 2007 às 23:24

    Imprimir


CABO CANAVERAL, EUA (Reuters) - A Nasa anunciou na sexta-feira que vai substituir um adesivo sob a espuma de isolamento dos tanques dos ônibus espaciais, que foi a causa de um problema registrado neste mês no lançamento do ônibus espacial Endeavour.

O trabalho não deve atrasar o lançamento do ônibus Discovery, marcado para 23 de outubro, segundo o gerente dos ônibus, Wayne Hale, que qualificou de "bastante encorajador" o fato de poder ser feito o conserto para melhorar a segurança das naves.

A Nasa vem enfrentando vários problemas com a queda do isolamento dos tanques durante o lançamento dos ônibus. Foi isso que danificou a asa esquerda do Columbia, provocando a explosão que matou sete astronautas na volta à atmosfera.

Durante o lançamento do Endeavour, em 8 de agosto, um pedaço de espuma um pouco maior que uma bola de tênis, misturado com a fita adesiva ou com gelo, caiu do tanque, ricocheteou num pino metálico e atingiu a barriga da nave, danificando duas placas cerâmicas antitérmicas.

Durante seis dias, a Nasa fez testes e simulações, até concluir que a nave tinha condições de voltar à Terra, num processo em que a barriga da nave supera os 1.000 graus Celsius. O Endeavour pousou na quarta-feira na Flórida.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209933/visualizar/