Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 21 de Agosto de 2007 às 21:13

    Imprimir


A 2ª Conferência Estadual do Meio Ambiente foi lançada nesta manhã (21/08), na Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que destacou a importância da discussão ambiental frente a economia mundial através da soma de forças de instituições governamentais e não-governamentais.

O decreto do evento foi assinado em meio a abertura do Seminário “Instrumentos Econômicos para gestão ambiental rural na Amazônia: desafios e oportunidades”. A criação de ferramentas para criar alternativas de desenvolvimento sustentável, segundo Marina, é imprescindível para a manutenção do meio ambiente. Nesse sentido, o trabalho tem início na esfera municipal e é expandido até a esfera mundial.

Além disso, a ministra ressaltou a localização do Estado, que se apresenta como berço do Pantanal e palco da Amazônia, dois ecossistemas fluviais importantes no globo terrestre, e por isso, medidas de preservação devem ser tomadas a fim de evitar situações de degradação e contribuição junto ao aquecimento.

No calendário da conferência, as discussões na esfera municipal, através dos Consórcios dos Municípios, ocorrem nos meses de setembro e outubro ao longo de 15 encontros em diferentes regiões no Estado. As principais pontuações nortearão a Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Cuiabá. A representante do Sintep/MT, Marli Keller, ressalta a importância das mobilizações nos municípios para garantir mais respaldo as reivindicações de preservação ecológica às regiões. As pautas mato-grossenses serão encaminhadas, então, à Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada no mês de abril em Brasília (DF). “É importante esse momento uma vez que sabemos que os resultados apontados durante a conferência serão implementados, de fato, como políticas públicas”, disse.

Regidos pelo tema “Código Ambiental e Mudanças Climáticas”, as discussões serão ampliadas acerca de acordos internacionais sobre meio ambiente, a participação do Brasil nesse contexto, educação ambiental em Mato Grosso e em seus municípios, além da opinião e considerações de cientistas e especialistas em meio às mudanças climáticas.

A definição do tema se deve às constantes discussões acerca do aquecimento global e seus efeitos aos habitantes do planeta. Mato Grosso tem a sua participação acentuada, tendo em vista que o Estado está entre os campeões na prática das queimadas e desmatamento





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/210557/visualizar/