Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 20 de Agosto de 2007 às 19:42

    Imprimir


A Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso realizou a temporada de apresentações de agosto no último final de semana, no Sesc Arsenal, com muitos aplausos e diversão. Sob a regência do maestro convidado Márcio Spártaco Landi, da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, do Ceará, o repertório, como prometia, agradou de idosos a crianças, com movimento, barulho e diversão, atípicos a apresentações do gênero. Antes do início do espetáculo, Fabiano Pontes, 28 anos, estava ansioso. "É a primeira vez que venho ver a Orquestra de Câmara. Ouvi várias pessoas comentando, muitas delas me convidaram e aí fiquei bastante interessado", conta.

Na primeira parte foi executado o "Divertimento para Orquestra de Cordas", uma homenagem ao compositor húngaro Béla Bártok. Na segunda, um pout pourri de composições do cearense Humberto Teixeira, companheiro do rei do baião Luis Gonzaga, com o qual compôs, entre outros, a inesquecível "Asa Branca". A alegria do baião ganhou um toque tipicamente mato-grossense, com arranjos feitos especialmente para a viola-de-cocho.

Mas o ápice do espetáculo aconteceu na terceira e última parte, que levou ao palco a magia e alegria contagiante do circo, com a coletânea "O fantástico Mundo do Circo". Clássicos da música circense, como "Al Circo", de Michelle Netti, "Um dia no Circo", de James Curnow, "Na carreira", de Edu Lobo e Chico Buarque contaram com arranjos do maestro Landi e a participação contagiante de um palhaço em alguns momentos. A peça fez com que os mais idosos viajassem pelo tempo e as crianças gargalhassem deliciosamente.

Irene Kubaski, 72 anos, saiu do teatro com um sorriso no rosto e os olhos brilhando. "Foi legal demais, me diverti muito!", diz, cheia de entusiasmo. O local também estava repleto de crianças, que puderam rir à vontade durante a apresentação. Stephani Labadessa Nunes de Almeida, com apenas 5 anos de idade, disse que gostou muito da Orquestra e de todas as músicas. "Eu gostei mais daquele violino grandão", conta ela, referindo-se ao violoncelo.

Futuros músicos já apuram o senso musical, como Bruna Vitória, de 8 anos,que freqüenta aulas de piano e violino. "Eu sempre vou às apresentações da Orquestra. Essa foi muito legal e divertida, gostei muito das partes em que o palhaço aparece".

O palhaço foi a sensação das noites, seja contracenando com a orquestra no palco, seja no final do espetáculo, distribuindo pirulitos e línguas de sogra. Entre os baixinhos que se encantaram, estava um grupo muito especial: cerca de 10 crianças portadoras de câncer que estão sob os cuidados da Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT), acompanhadas de pais e mães. "Gostei mais do palhaço porque ele é engraçado. Nunca tinha visto um palhaço dentro de um teatro assim", alegrou-se Afonso Henrique Nery, de 12 anos. Para a cabeleireira Ivanilde Ferreira de Paula, mãe de um dos pacientes, o divertimento proporcionado pelo espetáculo da Orquestra ajuda, inclusive, no tratamento contra o câncer. "Um evento como este relaxa, diverte, ajuda no tratamento porque a música é uma terapia", comentou.

Além das crianças, adultos também se emocionaram. Foi o caso da advogada Neize de Oliveira Bispo, que classificou o concerto como "um misto de emoções". "A primeira parte é mais melancólica; a segunda é alegre", disse. Para o aposentado João Augusto Capilé, de 91 anos, o espetáculo trouxe lembranças da infância. "Lembrou-me a primeira vez que eu fui a um circo, eu tinha 8 anos. A lona era daquelas de cobrir caminhão, a iluminação, à base de carbureto. A música era tão alegre que penetrava na alma da gente".

Os Concertos Oficiais da Orquestra de Câmara de Mato Grosso acontecem até o mês de dezembro. Mais informações sobre a Orquestra podem ser obtidas no site www.orquestra.mt.gov.br ou pelo telefone 3624 4729.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/210772/visualizar/