Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 20 de Agosto de 2007 às 05:57

    Imprimir


Teerã, 20 ago (EFE).- Uma delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) iniciou hoje uma visita ao Irã para realizar uma terceira rodada de negociações com as autoridades deste país, em uma tentativa de encontrar uma saída para a disputa envolvendo o plano nuclear iraniano.

Segundo a televisão estatal, a delegação chegou nesta madrugada a Teerã, onde permanecerá dois dias e se reunirá com representantes do Organismo de Energia Atômica iraniano e do Conselho Supremo da Segurança Nacional (CSSN), presidido pelo principal negociador iraniano no caso nuclear, Ali Larijani.

A parte iraniana estará presidida por Javad Vaeedi, o assessor de Larijani, enquanto a delegação da AIEA é encabeçada pelo subdiretor desta organização internacional, Olli Heinonen.

As negociações começaram no dia 11 de julho em Teerã em uma tentativa de alcançar, durante 60 dias, um "plano marco" sobre a solução das "questões pendentes" no caso nuclear.

Uma segunda rodada aconteceu em Viena do dia 24 desse mês, quando as duas partes anunciaram um acordo que permitiu a visita - seis dias depois - de uma equipe da AIEA à usina de água pesada de Arak, no centro do Irã.

Com suas negociações com a AIEA, o Irã tenta conseguir que seu caso nuclear seja tratado por esta organização e não pelo Conselho de Segurança da ONU, para evitar o endurecimento das sanções contra o país por sua recusa em suspender o programa de enriquecimento de urânio.

A AIEA investiga há cinco anos o programa atômico da República Islâmica e até agora não pôde descartar com toda certeza se os esforços nucleares desse país são militares.

O Conselho de Segurança da ONU já adotou duas resoluções com regimes de sanções diplomáticas e comerciais para obrigar o Irã a abandonar o enriquecimento de urânio, um material de duplo uso, civil e militar.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/210933/visualizar/