Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 20 de Agosto de 2007 às 05:48

    Imprimir


Londres, 20 ago (EFE).- Uma pesquisa de opinião divulgada hoje pelo jornal "Daily Mail" indica que 82% dos britânicos querem um plebiscito sobre o novo tratado que substitui o projeto de Constituição da União Européia (UE).

Segundo a pesquisa, feita pela empresa ICM com 1.004 adultos do Reino Unido entre 15 e 16 de agosto, 44% votaria contra o tratado, frente a 20% que se pronunciaria a favor.

Além disso, a pesquisa revela que a negativa em convocar essa consulta popular poderia ser prejudicial para os planos eleitorais do primeiro-ministro do Reino Unido, o trabalhista Gordon Brown.

De acordo com a enquete, 24% dos eleitores desse partido considerariam "menos provável" o fato de dar seu voto ao Trabalhismo em eleições gerais.

Esse dado foi divulgado enquanto aumentam os rumores sobre uma convocação antecipada do pleito geral, devido à popularidade de Brown em todas as pesquisas publicadas desde ele que substituiu Tony Blair, em 27 de junho.

A postura oficial do Governo sobre o novo tratado da UE é contrária à realização de um plebiscito porque, na sua opinião, esse texto só cede soberania nacional a Bruxelas em áreas muito limitadas.

No entanto, os detratores do tratado sustentam que esse documento é quase idêntico à Constituição que franceses e holandeses rejeitaram em 2005, quando Tony Blair prometeu um plebiscito sobre o antigo tratado constitucional.

Segundo o porta-voz da oposição conservadora para a Europa, Mark François, a pesquisa "revela que até mesmo os partidários tradicionais do Trabalhismo estão nervoso com a recusa de Gordon Brown de convocar um plebiscito sobre a revisada Constituição da UE".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/210934/visualizar/