Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 17 de Agosto de 2007 às 15:38
Por: JOÃO MANUEL

    Imprimir


Mais de dez mil espectadores mato-grossenses se encantaram com a música erudita italiana. Durante a turnê, os integrantes da Orquestra Fiati Giovanile Italiana e Coro "I Music Piemontêis" entraram em contato com projetos sócio-culturais das cidades visitadas. Na última cidade do roteiro, Água Boa, os músicos visitaram a aldeia indígena Tripá da Reserva de Areões.

A temporada de espetáculos da Orquestra Italiana em Mato Grosso iniciou no último dia (10), em Rondonópolis. O conjunto passou por Cuiabá e Primavera do Leste. Na terça-feira (14), a orquestra se apresentou em Barra do Garças, onde foi recebida por cerca de cinco mil pessoas, na arena do Porto do Baé.

Ontem (16), cerca de três mil pessoas acompanharam o concerto que foi realizado praça da Prefeitura de Água Boa. Para abrir o espetáculo internacional, a Banda Municipal executou "Chalana" de Mário Zan e Arlindo Pinto. O Coro de Água Boa marcou sua participação cantando "Prece ao Vento" de Dorival Caymmi e "Ai qui saudade do cê" de Vital Faria. "O resultado desta integração foi muito positivo. Com certeza, as pessoas vão se interessar mais por música" pontuou o maestro do Coro Municipal, André Vilani.

O repertório dos concertos incluiu clássicos de óperas, tais como, "Carmen", "Il Barbiere di Siviglia", "Martha" e "La Traviata", além de canções populares italianas e brasileiras. Foi apresentada uma homenagem italiana ao Estado, "The Mato Grosso March". Composta pelo maestro Carmelo Luca Sambataro, a obra é dedicada às belezas naturais mato-grossenses.

A turnê da Orquestra Italiana foi viabilizada pelo Governo do Estado em parceria com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, e com o apoio da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Prefeituras Municipais. "O objetivo é estreitar os laços culturais com a Itália, fortalecendo a relação econômica", afirmou o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato. Uma equipe de técnicos da Secretária de Estado de Cultura, coordenada pelo secretário adjunto Toco Palma acompanhou a comitiva da Orquestra.

INTERCÂMBIO SOCIO-CULTURAL

Durante a turnê, a Fiati Giovanile entrou em contato com projetos sociais. Em Rondonópolis, integrantes do grupo italiano visitaram o Espaço Cidadão onde ocorre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A banda de lata dos alunos inclusos no Peti recepcionou os músicos da Orquestra. Na ocasião, as crianças fizeram uma demonstração de Karatê e uma coreografia da música "Aquarela do Brasil" foi apresentada.

A tradutora do grupo, Daniela Corti, disse que os italianos ficaram felizes ao conhecer o Espaço Jovem Cidadão e revelaram a importância que há na apreciação das artes. "Os reflexos desses trabalhos vão garantir uma cidade melhor no futuro, com adultos mais comprometidos com a cidadania", disse Daniela. Durante a visita, o prefeito da cidade, Adilton Sachetti, recebeu dos estrangeiros uma carta da cidade de Cirié agradecendo a hospitalidade em Rondonópolis, ressaltando esperança de uma futura visita.

Já em Primavera do Leste, os músicos assistiram à apresentação do coral do Projeto Parma Vida. Durante o almoço de segunda-feira (13), realizado na Casa de Oração São Francisco, eles foram presenteados com uma apresentação do coral do Projeto Parma Vida. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, eles ficaram encantados com a qualidade técnica do Coral.

A Orquestra adquiriu cem CD's do coral Parma Vida para divulgar o trabalho das crianças. O maestro diretor, Ugo Bairo, convidou os pequenos cantores para se apresentarem na Itália. O projeto oferece oficinas a cerca de 500 crianças do município, nas áreas de dança, música e esportes. A ação é mantida pela Prefeitura de Primavera do Leste em parceria com a Igreja Católica, e tem o apoio da Secretária de Estado de Cultura.

No concerto internacional em Barra do Garças, a Secretaria de Ação Social promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos. Segundo a Secretaria de Comunicação da cidade, foram coletados na portaria mais de quatro mil quilos que serão transformados em cestas básicas. O Poder Público local disponibilizou veículos para transportarem os moradores de bairros mais distantes até o local do concerto.

Em Água Boa, os músicos italianos puderam entrar em contato com a cultura indígena visitando a aldeia Xavante Tripá da Reserva de Areões. Para receber os visitantes, os índios dançaram o hurá (dança de boas vindas). Os integrantes da Orquestra participaram também de um ritual de harmonia.




Fonte: Assessoria SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211231/visualizar/