Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Agosto de 2007 às 14:36

    Imprimir


Projeto do Festival Calango voltado para alunos do ensino médio acontece nesta semana. Antes, a segunda prévia do festival acontece no sábado





A programação do Festival Calango, que movimenta Cuiabá durante todo o mês de agosto, chega às escolas nesta segunda-feira, dia 20. É quando começa o Calango Na Escola, um dos mais bem-sucedidos desdobramentos do festival, existente desde sua primeira edição, em 2001. O objetivo do projeto é integrar os estudantes de ensino médio ao cenário cultural independente da cidade. Neste ano, cinco escolas em regiões diversas da cidade devem receber o projeto, que vai até sexta-feira, 24. A expectativa é de que mais de 5 mil alunos sejam alcançados.

Na programação dos trabalhos, quatro frentes: shows, concursos (de redação, poesia e desenho), oficinas de zine e mostras de vídeos. Essa diversidade reflete o caráter multicultural do Calango e possibilita que vários projetos ligados ao festival trabalhem juntos. Os concursos, por exemplo, serão coordenados pelo Língua de Calango, projeto de literatura que começou no ano passado. Já as mostras de vídeo fazem parte do Calango In Vídeo, grupo de produção audiovisual independente Próxima Cena. A intenção é levar aos alunos (na maioria, jovens entre 15 e 19 anos) as várias expressões culturais que hoje são feitas em Cuiabá e familiarizá-los com o conceito de produção independente e autoral.

Programação vai da manhã à noite

Já estão confirmados shows de Snorks, Chilli Mostarda e Macaco Bong. São bandas que conciliam a criação artística com o trabalho prático de gerenciar suas carreiras e serem agentes culturais em Cuiabá. Com esse modelo de trabalho (que pode incluir desde compor melodias a carregar caixas de som), as duas últimas já estão inseridas no circuito nacional de festivais. E, com seu criativo som instrumental, o Macaco Bong é um nome de referência nacional no estilo. Os shows devem acontecer nos intervalos matutinos, levando apresentações ao vivo surpreendentes à diária hora do recreio.

É também no período da manhã que devem acontecer os concursos de poesia e desenho. O último tem tema livre. Já o de poesia tem duas possibilidades: os alunos podem escrever sobre meio-ambiente ou participar na competição de tema livre. Os trabalhos serão julgados por comissões com gente como a poetisa Luciene Carvalho e o editor Ricardo Leite. Os vencedores serão premiados com livros diversos, que devem servir para estimula-los nas criações.

Ainda com o objetivo de estimular os alunos a fazerem suas próprias produções, durante as tardes e noites (dependendo da escola), serão realizados concursos de redação. Aqui, o conceito é um pouco mais objetivo: há um tema mais específico, "A Arte Ensina", e jornalistas entre os jurados.

Zines e vídeos estimulam produção independente

Também trabalhando com a idéia de criação aliada à comunicação, e também à tarde, vão acontecer oficinas de zines. O zine é uma espécie de jornalzinho, geralmente feito com colagens e reproduzido por fotocópias. O formato teve função importante em tempos pré-internet possibilitando a divulgação de criadores e comunicadores independentes. Ainda hoje, e a intenção das oficinas é essa, eles representam a possibilidade de expressar-se livremente e trabalhar uma divulgação eficiente e barata.

Completando o pacote, acontecem as mostras de vídeos. Serão exibidos apenas curtas, todos independentes e autorais, realizados em várias partes do Brasil. A mostra deve apresentar um panorama das possibilidades de produção, levando a idéia de audiovisual para longe dos programas de televisão ou dos filmes de sucesso.

Fim de semana tem prévia do Calango

E, antes do Calango Na Escola começar, acontece neste sábado mais uma edição das prévias. Desta vez, oito bandas competirão por uma vaga no Festival Calango, fazendo shows na Casa Fora do Eixo. São elas: Menoha, Pé Rachado, Pleyades, RE7, Bucéfalo Alquimia, Malord, Rhox e O3. Além das concorrentes, duas bandas já escaladas para o festival se apresentarão no evento, que é gratuito: Chilli Mostarda e Lord Crossroads.

Os grupos concorrentes serão avaliados por um júri técnico e pelo público, que vai poder escolher seu favorito. O vencedor consegue a vaga num dos cinco maiores festivais do país. Mas quem ficar em segundo e terceiro lugar também pode comemorar. Cada um desses grupos terá direito a gravar duas faixas no Estúdio Cubo.

Na primeira edição das prévias – no sábado passado, também na Casa Fora do Eixo – as bandas que conseguiram gravações foram Maldição de Sarah em Noite de Lua Cheia e Vitrolas Polifônicas, empatadas em segundo lugar. Em primeiro, ficou a Aoxin que, então, deve abrir o Calango na sexta-feira, dia 31. Será a primeira vez no Calango do grupo de hardcore, conhecido por suas apresentações energéticas.

SERVIÇO

O QUE: Calango na Escola tem início na segunda I Segunda Prévia do Calango acontece neste fim-de-semana

QUANDO: Programação nas escolas - de 20 a 24/08; Segunda Prévia - 18/08/2007

ONDE: Escolas públicas e particulares de ensino médio





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211249/visualizar/