Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 17 de Agosto de 2007 às 14:30

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, defendeu a nacionalização do Cartão SUS durante o lançamento do "Pacto pela Saúde" no IV Encontro Estadual dos Prefeitos Mato-grossenses."Quando teremos a nacionalização do Cartão SUS no Brasil? Ele trará mais qualidade no atendimento ao usuário", questionou.

O prefeito explicou que a nacionalização vai acabar com a lesão que acontece nas unidades de saúde no atendimento a um paciente que não pertence a região. "Quando um paciente de outro Município vier se tratar em Cuiabá, o hospital que atendê-lo será ressarcido através do Cartão SUS de maneira mais justa", disse Santos.

Ele ainda exemplificou que numa de suas viagens ao interior de Mato Grosso perguntou ao gestor da cidade como estava a Saúde. E recebeu a seguinte resposta: ótima. Surpreso, questionou, como pode estar ótima se o Brasil vive uma crise na saúde pública. O prefeito respondeu que reformou um posto de saúde, comprou ambulâncias e o Governo do Estado arrumou as estradas. “O fato de ter comprado ambulância e melhorado as estradas mostra que muitos pacientes desses municípios vêm para Cuiabá e são deixados a cargo da Capital, superlotando o principal hospital público da cidade que é o Pronto Socorro Municipal.

O secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte (MG) e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Helbécio Miranda Magalhães Júnior, respondeu ao prefeito Wilson Santos que juntamente com a Frente Nacional de Prefeitos está reivindicando também a nacionalização do Cartão SUS. "É um instrumento absolutamente necessário, vamos Ter como condição para nova pactuação", afirmou Helbécio.

Cartão SUS – é um cartão magnético que será lido pelos terminais desenvolvidos especificamente para o projeto. Este cartão tem impresso o número nacional de identificação do usuário. O sistema permite a coleta de uma série de informações vinculadas ao atendimento realizado, contribuindo para a organização de serviços de saúde e para ampliar e qualificar o acesso dos usuários aos mesmos.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211251/visualizar/