Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 14 de Agosto de 2007 às 19:17

    Imprimir


O decreto que instituiu a criação do Monumemto Natural Caverna do Jabuti vem sendo discutido desde janeiro de 2003 e assinado no último dia 19 de julho. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/MT) divulgou hoje a assinatura do Termo de Cooperação.

O Monumento Natural é uma modalidade de conservação de proteção integral que permite a criação da caverna em área privada. A caverna está localizada na reserva legal de uma fazenda particular. Desde a descoberta oficial da caverna do Jabuti e a comprovação de que se tratava da maior cavidade subterrânea de Mato Grosso.

Com a assinatura do Termo de Cooperação com o Ibama, o próximo passe será a captação de recursos para realização de Estudo de Impacto Ambiental e Plano de Manejo Espeleológico que compõem o plano de manejo da Unidade de Conservação, obrigatórios de acordo com o Decreto de n°. 99.556, de 1° de outubro de 1990, que dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional.

Após essa etapa, os estudos serão submetidos à análise de técnicos do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav/Ibama) para a emissão de parecer favorável sobre o licenciamento ambiental para uso turístico de caverna.

A Caverna do Jabuti tem 3.860,51 m de galerias mapeadas até o momento em plano,a caverna está localizada no sudoeste do estado de Mato Grosso, no município de Curvelândia.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211766/visualizar/