Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 14 de Agosto de 2007 às 18:08

    Imprimir


Cabo Canaveral - Engenheiros encarregados da missão do ônibus espacial Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) concluíram que o dano sofrido pelo escudo térmico da nave durante a decolagem não representa ameaça para a segurança da tripulação ou para os objetivos da missão, informou o website da Nasa. Apesar disso, opções de reparos para facilitar os preparativos para a próxima missão do Endeavour, após o retorno à Terra, continuam sendo discutidas.

A brecha aberta no escudo térmico do Endeavour é relativamente pequena, de 9 centímetros por 5 centímetros, e o dano, considerado "benigno", não impedirá o retorno seguro da nave. Mas parte da abertura atravessa todas as camadas protetoras, deixando apenas uma cobertura de tecido entre o alumínio da fuselagem e os mais de 1.000 graus Celsius gerados pelo atrito com o ar durante a reentrada. Se algum dano estrutural ocorrer, consertá-lo poderá demandar muito tempo e dinheiro.

Três técnicas foram estudadas para o reparo. Os engenheiros cogitaram usar tinta para recobrir a brecha ou uma massa para preenchê-la. A opção de parafusar uma placa metálica sobre o local atingido já foi descartada. Se a Nasa decidir que o reparo em órbita é desejável, astronautas na Terra simularão a operação debaixo d'água para criar um protocolo preciso de procedimentos a ser seguido no espaço. Quando astronautas do ônibus espacial Atlantis, em junho, tiveram de grampear uma manta térmica que havia se soltado durante a decolagem, a Nasa enviou à tripulação 60 páginas de instruções e quatro vídeos.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211785/visualizar/