Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 03 de Maio de 2013 às 09:44

    Imprimir


A Comissão de Saúde, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores convocou a Secretária Municipal de Saúde, Helena Cavalini, para prestar informações de assuntos relacionados à sua pasta. A sabatina foi realizada durante toda a tarde desta quinta-feira no plenário Daniel Lopes da Silva.
 
 
Entre os assuntos, os vereadores questionaram sobre a estrutura da Saúde Pública Municipal, equipes e estrutura das Unidades de Saúde da Família (USF’s), funcionamento do Hospital Municipal, projeto de implantação do Mater Dei, demora no atendimento do Hospital Municipal [Unidade Mista], especialidades médicas, laudos de Mamografia, exames laboratoriais, transporte de pacientes para Cuiabá, cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, Samu e Consórcio Intermunicipal de Saúde.
 
 
Para o vereador Odair José da Silva a convocação foi satisfatória, o que demonstra que a Câmara não está omissa com as demandas que estão tendo no município, envolvendo questões de saúde. “Fizemos a convocação da secretária formalmente. Tivemos a oportunidade de fazer observações, contamos ainda com a presença da imprensa e da população”, diz.
 
 
De acordo com ele em um determinado momento do questionamento houve algumas discrepâncias de informações, tanto por parte dos servidores da saúde, quanto da população. O que para ele contradizia com a fala da secretária.
 
 
Odair observou ainda que foi passada uma situação que analisando na prática é possível constatar que ela está pior. Ele citou sobre medidas administrativas que precisam ser tomadas, como por exemplo, a contratação de especialidades médicas. “Parte do interrogatório a secretária disse: ‘vamos pensar’. Avalio que enquanto a gestão pensa, a população não pode ficar exposta. Temos situações dramáticas que estão acontecendo na Unidade Mista como falta de especialista, ou seja, complementação no atendimento médico”, acrescenta o edil frisando que isso não quer dizer que os servidores da Unidade Mista estão tratando mal as pessoas.
 
 
“O Samu faz um ótimo trabalho. Os médicos da UMS também, porém um clínico geral tem o atendimento limitado. No caso de uma vítima de acidente automobilístico, por exemplo, ele vai somente até um patamar, neste caso precisaria de um ortopedista [especialista]”, diz.
 
 
Já a secretária de saúde, Helena Cavalini, que também avaliou o evento como positivo, disse que esta é uma maneira de trabalhar de forma amigável, começando sempre pelo lado positivo da situação. “Precisamos começar nossa relação pelo lado positivo. Quem sabe amanhã ou depois consigo decorar todos os números e passar para vocês a todo o momento [imprensa]”, diz.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/21216/visualizar/