Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 12 de Agosto de 2007 às 10:06

    Imprimir


A Orquestra Giovanile Italiana e Coro (OGI) que está realizando uma série de concertos em Mato Grosso, vai se apresentar neste domingo em Primavera do Leste. A orquestra esteve em Rondonópolis e, ontem à noite, fez uma apresentação no pátio da igreja de São Benedito, em Cuiabá. Dia 14, a orquestra estará em Barra do Garças. O encerramento da turnê será dia 16 em Água Boa.

A orquestra, formada por mais de 90 artistas italianos, entre músicos e cantores, apresentará um rico repertório com canções consagradas em música de câmara. Será apresentada pela primeira vez, 'The Mato Grosso March', uma obra dedicada ao Estado de Mato Grosso. A apresentação será aberta com um tema triunfal, depois segue uma seção de sonho, e enfim, o ‘gran finale’. Uma homenagem italiana ao Estado, composta pelo maestro Carmelo Luca Sambataro. Segundo o produtor Mário Bure, este é o maior evento italiano realizado no Brasil este ano.

O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura, Turismo, Projetos Estratégicos, Comunicação Social e Casa Civil., além da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). De acordo com o secretário adjunto de Cultura do Estado, Toco Palma, a turnê em Mato Grosso é resultado de uma parceria de intercâmbio cultural entre países.

Histórico - A Orquestra Giovanile Italiana e Coro surgiu em 1980 em Fiesole com os Cursos de Qualificação Profissional para Orquestra, instituídos pela Região Toscana com a contribuição do Fundo Social Europeu. Esta iniciativa seguida didaticamente pela Escola de Música de Fiesole tem a intenção de adequar e profissionalizar os jovens instrumentistas em perspectiva de seu futuro como músicos de orquestra. Desde o ano de 2000, o maestro da orquestra é Nicola Paszkowski.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212186/visualizar/