Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Agosto de 2007 às 20:33

    Imprimir


O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Serviço Social (Setecs) e o Poder Judiciário, através do Tribunal de Justiça/Corregedoria Geral de Justiça, realizam de 26 a 31 de agosto a I Semana Estadual da Ressocialização em Mato Grosso. O tema da semana será “Reconstruir Cidadania”. O evento conta com apoio da Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso, OAB-MT e Instituições de Ensino Superior – UNIRONDON e UNIVAG.

O evento reúne uma extensa programação que prevê desde a exposição de trabalhos produzidos por reeducandos nas unidades prisionais de Mato Grosso, até mesas redonda com especialistas no assunto e debates com a comunidade acadêmica.

No domingo, dia 26/08, às 10 horas, um ato público na Praça da República irá marcar a abertura do evento. Nesse mesmo dia, educandos/reclusos e servidores do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Durante toda a semana estão previstas visitas de representantes e autoridades do Judiciário, Defensoria Pública, Comissão de Direitos Humanos, Conselho da Comunidade, Universidade Federal de Mato Grosso, e demais órgãos, à Cadeia Pública de Várzea Grande, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária Pascoal e Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, além de trabalho educativo nas universidades – UNIC, AMEC-VG Afirmativo, ICEC, UNIVAG E UNIRONDON -, e escolas do Ensino Fundamental e Médio de Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 30/08, uma Ação de Cidadania será realizada no Centro de Ressocialização de Cuiabá, para os familiares dos educandos/reclusos e, nesse mesmo dia, um Seminário, no auditório da Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), a partir das 8:30 horas, com a presença de autoridades do executivo, judiciário, Defensoria Pública, OAB e instituição de ensino, irá discutir a Ressocialização e ações transversais de fomento a projetos na área.

“O evento tem como objetivo oportunizar e fomentar o diálogo entre as instituições e os profissionais que atuam na execução e no atendimento aos apenados e reclusos em Mato Grosso”, explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito.

O secretário disse que a expectativa é de que a 1ª Semana de Ressocialização fortaleça e amplie as pesquisas e ações na área da Ressocialização a partir da articulação entre as várias temáticas que envolvem a questão prisional: Educação, trabalho, família, atendimento jurídico e outros.

Durante o seminário, temas como Sistema Prisional em Mato Grosso: Dilemas, Desafios e Perspectivas; o Sistema Penitenciário Internacional x Brasil; o Estigma de ser ex-presidiário e o difícil processo de viver em sociedade e questões ligadas à saúde, serão debatidos por autoridades da área.

Proposta – A 1ª Semana Estadual de Ressocialização do Estado de Mato Grosso – “Reconstruir cidadania” pretende ser um fórum de debates dos temas ligados à reintegração social, com o envolvimento da sociedade, Estado e instituições de ensino, visando ajudar a diminuir a discriminação e o preconceito contra os ex-presidiários e seus familiares.

Pela primeira vez será realizado em Mato Grosso um evento dessa natureza, num momento em que todo o país convive com a problemática da lotação das unidades prisionais. “Mato Grosso, com uma população carcerária de quase 9 mil presos, não é diferente. Existe uma necessidade de congregar esforços, de vários segmentos, a fim de proporcionar alternativas viáveis e eficazes de integração social, sem discriminação e buscando a cidadania”.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212249/visualizar/