Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 11 de Agosto de 2007 às 13:16
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Após anos de estagnação, o município de Nova Marilândia vai consolidando seu processo de desenvolvimento econômico, provocando a geração de postos de trabalho e mudando a vida dos moradores da pequena cidade, localizada no médio-norte do estado.

Dezenas de pessoas, entre elas, políticos, empresários e populares, marcaram presença na inauguração da BIOPAR, nesta sexta-feira (10). A unidade da BIOPAR – Biodiesel Parecis LTDA, é um empreendimento nasce com a meta de contribuir para o desenvolvimento sustentável do município, em seus aspectos social, econômico e ambiental. O evento marca o inicio das atividades de mais uma indústria da “era dos combustíveis” renováveis, em Mato Grosso, em um município que busca solidificar um projeto de desenvolvimento iniciado com a criação de frangos. A BIOPAR vai evitar adquirir pacotes tecnológicos do mercado nacional ou internacional, optando pela elaboração e desenvolvimento de4 seu projeto industrial com recursos materiais e humanos locais. Os equipamentos da usina foram desenhados e construídos pela própria empresa, que para isso contratou técnicos com mais de 20 anos de experiência, utilizando materiais tecnicamente compatíveis com as especificações de segurança e exigências de qualidade do processo químico industrial. E para produzir um biodiesel “ grau combustível” a BIOPAR estrategicamente formalizou uma parceria com pesquisadores com pesquisadores renomados do Departamento de Química da UFMT, que transferiram a tecnologia de produção via rota metilica alcalina e de monitoramento da qualidade das matérias primas e do biocombustivel. Em contrapartida, a empresa facultará a utilização de suas instalações industriais para a realização de estágios discentes e experiências tecnológicas.

O empreendimento implementará um projeto que contempla todo o ciclo do biodiesel, desde a produção das matérias primas até o aproveitamento dos efluentes industriais de forma agronômica e ambientalmente correta, além de preparar/qualificar os nativos para o mercado de trabalho. Desta forma a nova atividade industrial irá se caracterizar pela visão integrada da realidade e comprometida com o desenvolvimento do município, abrindo caminhos para a atração e instalação de outras atividades industriais em Nova Marilândia.

A parceria, o planejamento e o empreendedorismo e a busca pela melhoria da qualidade, influenciando de forma positiva no desenvolvimento de processos e de novas rotas de produção e da capacitação profissional, proporcionando um ambiente favorável aos negócios, a competitividade e ao desenvolvimento sustentável do negocio e da região.

A unidade industrial da BIOPAR ocupa uma área de 3 mil metros quadrados e foi projetada para uma produção anual mínima de 5 milhões de litros de biodiesel, utilizando subprodutos da agroindústria familiar. Com essa atitude, a empresa propiciará a diversificação das atividades da agricultura no município, além de gerar empregos diretos e indiretos.

Agora a empresa vai envidar esforços no sentido de atender as exigências legais estabelecidas pelos órgãos das esferas municipal, estadual e federal, que normatizam as condições de instalação e operação da indústria de biodiesel, visando comercializar seu produto.

O diretor da empresa, José Wagner dos Santos, garantiu que a empresa nasce com o propósito de contribuir para a geração de combustível renovável e preocupada com o meio ambiente, além de gerar emprego e renda na região. “A sociedade sonha com um país socialmente mais justo e ecologicamente responsável, e ações como as que a BIOPAR implementará, buscam antecipar estes avanços e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos” salientou Wagner.

O prefeito José Aparecido dos Santos destacou a importância da chegada da empresa em seu município, dando continuidade ao processo de crescimento econômico e diversificação da economia, provocando a geração de postos de trabalho e renda em toda a região. “É muito importante à chegada da BIOPAR que de certa forma vai consolidando nosso projeto de desenvolvimento econômico, e nós vamos continuar buscando atrair mais investimentos como esse” garantiu Cidinho.

A inauguração contou com a presença do Senador Jonas Pinheiro, do Presidente da Empaer de Mato Grosso, Leôncio Pinheiro, dos prefeitos Valter Farias (Canarana), José Elpidio (Nova Olímpia), Isrrael Antunes (Denise), Pedro Ferreira (Jauru), Vilson Ascari (Nortelândia), Oliveira Sampaio (Arenápolis), o Deputado Estadual Airton Rondina (Português), Ezequiel Fonseca (Adjunto de Educação de Mato Grosso), o ex-deputado Valter Fidélis de Cáceres e o presidente da AMM e prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos (Cidinho) vereadores, vice-prefeitos, empresários e populares.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212325/visualizar/