Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Agosto de 2007 às 10:37
Por: Thaís Raeli

    Imprimir


Uma nova sigla entrará na disputa em Mato Grosso para as eleições 2008. Hoje pela manhã, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) oficializa seu lançamento na Assembléia Legislativa, num evento que acontece entre 13h e 17h. A agremiação tem como principais lideranças no âmbito nacional o vice-presidente da República, José de Alencar, e o senador Marcello Crivella, do Rio de Janeiro.

Ao todo, 80 representantes de diversas cidades deverão comparecer para organizar os diretórios municipais. A estimativa do PRB para o próximo pleito é participar do pleito em pelo menos 100 municípios de Mato Grosso, por meio de alianças.

A convenção realizada hoje já adianta alguns nomes de candidatos e traça os rumos do partido para o próximo pleito. Nas eleições presidenciais de 2006, a legenda esteve – nacionalmente – junto do PCdoB e do PT, na chapa pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, consequentemente, do vice-presidente José de Alencar.

O PRB existe em Mato Grosso desde 2003, mas segundo o coordenador, Antônio Brito, não houve tempo hábil para disputar as eleições 2006. Apesar de ser a primeira grande reunião da agremiação, o líder partidário disse que preferia que tudo ocorresse de forma secreta, para evitar especulações. Brito classifica o grupo como socialmente heterogêneo, mas a Igreja Universal do Reino de Deus é bastante influente no partido.

No início do mês, os dirigentes estiveram no gabinete do presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Sérgio Ricardo (PR), para pedir um auditório para realizar a solenidade de lançamento.

De acordo com Antônio, a tendência para Mato Grosso será se aproximar dos republicanos, do governador Blairo Maggi e do PMDB do deputado federal, Carlos Bezerra.

Segundo o presidente regional, o pastor Cláudio José da Silva, trata-se de uma instituição política-democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre, que tem o intuito de promover a gestão orçamentária participativa, conselhos e colegiados municipais, debates e audiências que promovam de fato um governo afinado com a vontade popular.

A expectativa de Cláudio é que para as eleições 2008, eles possam lançar candidatos próprios em 30 dos 141 municípios de Mato Grosso, mas ainda considera prematura qualquer discussão, tendo em vista que eles nem efetivaram o nascimento do PRB nas demais cidades. Ele só adianta que não são oposição a nenhum partido e fazem o perfil moderado.

A sigla também apóia no fortalecimento, através de filiações, que deverão ser feitas em dezenas de municípios.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/212340/visualizar/