Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 02 de Agosto de 2007 às 20:28

    Imprimir


CABO CANAVERAL (Reuters) - Uma sonda da Nasa que vai procurar água e outras substâncias essenciais à vida em Marte está pronta para ser lançada no sábado em um foguete Delta não-tripulado, disseram funcionários da agência espacial dos EUA na quinta-feira.

A sonda Phoenix, que levará nove meses para chegar a Marte, deve pousar na região polar setentrional do planeta e escavar o solo congelado para recolher as amostras que analisará. A meta é lançá-la às 5h26 (6h26 em Brasília) de sábado da Base Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida.

"A equipe de lançamento está pronta", disse o diretor de lançamentos da Nasa, Chuck Dovale, em entrevista coletiva na quinta-feira no Centro Espacial Kennedy.

Tempestades vêm prejudicando os preparativos, mas há 80 por cento de chance de tempo bom no sábado, segundo o meteorologista da Força Aérea Joel Tumbiolo.

Qualquer atraso pode afetar o lançamento do ônibus espacial Endeavour, previsto para terça-feira.

A Terra e Marte estarão alinhados, beneficiando o lançamento da Phoenix, só até 24 de agosto. Depois disso, levará 26 meses para que os planetas voltem a uma posição tão favorável.

O objetivo primário da missão é constatar se Marte é ou já foi adequado para o desenvolvimento da vida. Sondas anteriores, entre os quais as sondas Spirit e Opportunity, encontraram sinais geológicos e químicos de que existiu água no passado, mas não tinham ferramentas para uma análise aprofundada.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/213866/visualizar/