Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 31 de Julho de 2007 às 22:39
Por: Simone Alves

    Imprimir


Em depoimento à CPI que investiga irregularidades no setor madeireiro nesta terça (31), na Assembléia, o secretário estadual de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, admitiu que 98% do desmatamento no Estado é ilegal. Ao afirmar isso, ele confirma uma crise na pasta, pois esse número mostra que a derrubada de árvores ocorre de forma descontrolada.

As informações obtidas no depoimento de Daldegan serviram de orientação para que o presidente da CPI, deputado José Riva (PP), elencasse relatórios considerados importantes para o início dos trabalhos da Comissão, entre os quais a relação das Licenças Ambientais Únicas (LAUs) concedidas nos últimos 10 anos, inclusive as de retirada, transporte e queima de lenha por empresas que utilizam vapor na produção. Além disso, a CPI busca dados sobre a tramitação dos processos das licenças, com a data do protocolo e de liberação, com documentos das Pequenas Centrais Hidrelétricas, (PCHs) e Usinas de Mato Grosso nos últimos , bem como as que se encontram atualmente em análise da Sema.

A CPI também está apurando os processos que resultaram nas prisões da Operação Guilhotina, juntamente com os assinados por engenheiros que tiveram projetos investigados e informação ano a ano e por regiões, do desmatamento. Quer saber da participação de cada um dos setores da atividade econômica nesse processo com o impacto ambiental causado.

Na próxima sexta, a CPI vai a Sinop, ouvir empresários, madeireiros, segmentos sindicais e representativos da sociedade. Trata-se de uma região diretamente afetada pela crise no setor.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214214/visualizar/