Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 27 de Julho de 2007 às 23:24

    Imprimir


Dois pilotos gaúchos decidiram devolver a medalha "Mérito Santos Dumont" --condecoração feita pela Aeronáutica--depois de dirigentes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) receberem a mesma homenagem no último dia 20.

Nelson Riet Correa, 65, piloto há 43 anos, e Cláudio Candiota Filho, 57, piloto há 36 anos, dizem que condecorar o presidente da agência, Milton Zuanazzi, e a diretora Denise Ayres de Abreu não teve o "menor sentido".

"Eles prestaram um desserviço ao país. Como podem ter recebido a condecoração?", questiona Correa, que enviou a Brasília hoje, por sedex, a medalha recebida em 1984.

Em uma carta endereçada ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, Correa diz que não pode ter em sua casa a mesma condecoração recebida por Abreu e Zuanazzi.

"Recebi a medalha em 1984, das mãos do então ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos, quando completei 20 anos de serviços prestados ao país. Não quero ter a mesma medalha que eles [dirigentes da Anac] têm. Devolvê-la é uma forma de protestar", afirma.

Correa foi piloto da Varig por 33 anos e, atualmente, só opera jatos executivos.

Já Candiota foi aos Estados Unidos no início da semana, mas, antes, também enviou uma carta a Saito dizendo que não quer mais a medalha.

"Constrangido, em face da concessão de medalhas de Santos Dumont a diretores da Anac, tomo esta atitude, com profunda dor, pois muito me orgulho de possuir tão relevante distinção. Entretanto, os fatos não me oferecem alternativa. Assim procedo em respeito à memória das vítimas das tragédias da Gol e da TAM", diz, na carta.

Ele deve retornar ao Brasil no fim de agosto e diz que irá a Brasília devolver a medalha pessoalmente.

Candiota é piloto privado da Candiota Viagens & Turismo e presidente da Andep (Associação Nacional em Defesa dos Passageiros do Transporte Aéreo). Ele recebeu a medalha em 1989.

Segundo a Aeronáutica, a medalha é dada a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado "destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores".

Criada em 1956, ela é concedida todo dia 20 de julho, data do aniversário de Santos Dumont, pai da Aviação e patrono da Aeronáutica.

A assessoria de imprensa da Anac diz que Zuanazzi não irá comentar a atitude dos pilotos porque "cabe a quem deu a medalha falar sobre o assunto".

No centro de comunicação social da Aeronáutica, ninguém atendeu aos seis telefonemas feitos pela reportagem na tarde de hoje.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214643/visualizar/