Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Julho de 2007 às 15:12

    Imprimir


A comunidade rural do Machado, a 81 quilômetros de Cuiabá, está recebendo atendimento médico e odontológico da equipe do Programa Saúde Rural – PSR. O atendimento será nos meses de julho e agosto. “Estamos comemorando a presença da equipe aqui”, declarou Leoson Martins, presidente da comunidade Machado.

Para a odontóloga Milla Cristina Figueiredo Kabbaz, do PSR, a condição da saúde bucal da população local está bastante precária. “Há situações que o paciente carece de um tratamento de canal e até mesmo cirurgia”, disse a doutora.

De acordo com a coordenadora do PSR, Héryca Ingrid Barbosa, a meta de atendimento diário é de 10 pacientes para que a consulta seja plena. Porém há situações de urgência e emergência em que a média chega a 15 pacientes por dia. “Depende muito também da demanda de cada comunidade. No Machado, por exemplo, são 90 famílias cadastradas. Aqui o atendimento está dentro da meta estipulada pela equipe de atendimento”, disse.

A moradora Maria Erarquina Martins os dois filhos, Raiani (12) e Jean (11), receberam consultas odontológicas. “Eu estava com um pouco de medo, mas a doutora Milla brincou comigo e nem ouvia mais o barulho do aparelho”, contou Raiani

A estudante Ellen Cristina Martins de Oliveira (11) compareceu para o atendimento juntamente com os outros dois irmãos: Bruno (7) e Marrone (2). “É a primeira vez e estou bastante nervosa, mas sei que a médica é legal”, comentou Ellen. O atendimento é feito pela doutora Milla Cristina.

Para o senhor Agustinho Paulino Pinho o PSR facilita a vida dos moradores da comunidade. “Fica mais próximo, pois não é todo mundo daqui que tem como ir até a cidade para cuidar dos dentes”, contou.

Sobre o trabalho dos agentes do PSR, a odontóloga afirma que é bastante árduo, porém muito gratificante. “Ver um sorriso sadio, pra mim, é a maior recompensa”, disse Milla.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214909/visualizar/