Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 24 de Julho de 2007 às 15:10

    Imprimir


O grupo de telefonia via Internet Skype está em busca de fontes adicionais de receita por meio de novos serviços bancados por publicidade, anunciou o presidente da empresa na terça-feira, à medida que cresce a pressão de sua controladora, o eBay, por resultados mais concretos da companhia. Niklas Zennstrom, presidente-executivo da Skype, disse que a empresa está tentando seguir um caminho difícil: promover seus serviços pagos, mantendo ao mesmo tempo os 220 milhões de usuários que já conquistou, boa parte dos quais atraídos pela oferta de serviços gratuitos.

Embora ligações via Skype sejam gratuitas entre computadores, a empresa cobra por telefonemas para números convencionais.

"Tentamos não promover demais os serviços pagos. Estamos desenvolvendo novos serviços que serão bancados por publicidade", disse Zennstrom em um evento de mídia na Estônia, onde a maior parte do desenvolvimento de software de sua empresa é realizado.

Zennstrom apontou para as oportunidades de obtenção de receita publicitária propiciadas pelo SkypeFind, que oferece mais de 200 mil anúncios em estilo de páginas amarelas em todo o mundo e acaba de entrar em operação, e mencionou serviços de vídeo como outro segmento em que a empresa poderia atuar.

"Continuamos a acreditar que o SkypeIn e o SkypeOut responderão pela maioria de nossas receitas no futuro próximo", disse Zennstrom.

Com o SkypeIn, os usuários pagam para vincular seu endereço no Skype a um número de telefone convencional, o que permite que sejam contactados via linhas telefônicas normais. O SkypeOut permite que eles liguem para telefones convencionais de sua conta no Skype.

Em setembro de 2005, o eBay adquiriu a Skype por 4,1 bilhões de dólares. A aquisição da empresa européia iniciante que vinha apresentando crescimento muito veloz, mas não oferecia na ocasião grandes perspectivas financeiras foi justificada pelo eBay com base na rápida expansão do número de usuários que estavam usando o Skype para seus telefonemas internacionais. A possibilidade de usar o serviço como forma de contato entre os vendedores e compradores de produtos do próprio eBay também foi citada.

Mas o desenvolvimento lento do Skype no que tange a resultados vem causando mais pressão de parte dos controladores.

"Skype ... não está onde nós queríamos que estivesse em termos de atividade dos usuários. Isso vai exigir atenção ampliada e foco na equipe de liderança", disse a presidente-executiva do eBay, Meg Whitman, a investidores.

A receita líquida da Skype subiu para 90 milhões de dólares no segundo trimestre, o dobro do obtido no mesmo período do ano passado, informou o eBay.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/215097/visualizar/