Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Julho de 2007 às 09:05

    Imprimir


O Governo iraniano rejeitou mais uma vez as acusações americanas contra Teerã de apoiar grupos insurgentes ativos em território iraquiano, e considerou que "não ajudam no diálogo" que os dois países retomaram hoje sobre a segurança no Iraque.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores iraniano, Mohamad Ali Hosseini, se referiu a recentes afirmações de membros do Exército dos EUA no Iraque sobre a detenção de supostos terroristas iraquianos que teriam ligação com a Guarda Revolucionária iraniana.

Além disso, militares americanos afirmaram há uma semana que as tropas apreenderam material militar introduzido no Iraque com a ajuda do Irã.

"Essas acusações têm como objetivo enganar a opinião pública internacional, que está cansada e preocupada com as políticas de guerra dos governantes americanos", disse Hosseini.

Também considerou que "as acusações falsas, com as quais (os EUA) tentam se distanciar de sua responsabilidade no que está ocorrendo (no Iraque) não ajudarão nas negociações" entre Washington e Teerã sobre o restabelecimento da segurança no território iraquiano.

A primeira rodada destas conversas aconteceu em Bagdá, em 28 de maio, e a segunda foi realizada hoje mesmo na capital iraquiana em nível de embaixadores.

O Irã, país que tem especial influência sobre os xiitas iraquianos, exigiu várias vezes que os EUA anunciem um calendário para a retirada de suas tropas do Iraque.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/215177/visualizar/