Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 23 de Julho de 2007 às 07:49

    Imprimir


O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, terá sua pista principal liberada para o tráfego amanhã (24). Ela está interditada desde a terça-feira passada (17), quando ocorreu o acidente com o vôo 3054 da TAM. Por determinação da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), a pista só irá operar seca. Em dias de chuva, ela será fechada.

Exames periciais analisam a possibilidade de a pista principal do terminal operar sob chuva. Não há previsão para a conclusão da análise.

Por medida de segurança, a pista auxiliar também será fechada se, em dias de chuva, sua superfície acumular uma lâmina d'água superior a 3 mm, medida a partir da qual o risco de aquaplanagem é maior. Diferentemente da pista principal, porém, a pista auxiliar possui o chamado "grooving" --ranhuras que aumentam o atrito com os pneus dos aviões.

Foi a falta do "grooving" que colocou a pista principal entre os fatores suspeitos de terem provocado o acidente com o avião da TAM que matou quase 200 pessoas. Sem o sistema, ela teria se tornado escorregadia e dificultado a frenagem. Sob chuva, o avião atravessou a pista principal, planou sobre a avenida Washington Luís e atingiu um galpão da TAM Express. O choque causou um incêndio de grandes proporções. Chovia no momento do acidente.

No sábado (21), o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), ligado ao governo do Estado de São Paulo, divulgou um laudo parcial no qual atestou que a pista principal de Congonhas tem condições de atrito acima do padrão internacional de qualidade, mesmo sem "grooving". O laudo tem caráter "de assessoramento técnico e não fiscalizador", conforme o IPT.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/215447/visualizar/