Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 22 de Julho de 2007 às 23:28

    Imprimir


O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, acompanhou hoje o início das investigações sobre as causas da pane no sistema de comunicação e radares do Cindacta-4, em Manaus, na madrugada de ontem. O problema suspendeu os vôos que passam pela região Norte, além de provocar um efeito-cascata com atrasos e cancelamentos de vôos por todo o país.

A Aeronáutica informou que a sindicância vai considerar todas as hipóteses para a causa da pane, inclusive de sabotagem. Os técnicos da FAB (Força Aérea Brasileira) disseram estranhar que todos os mecanismos utilizados em situações emergenciais tenham falhado no Cindacta-4, causando os transtornos de ontem. Entre os mecanismos utilizados estão geradores reservas de energia e a ocorrência de um curto-circuito na manutenção do sistema.

Também contribui para a hipótese de eventual sabotagem do sistema o fato da pane ter ocorrido depois do acidente com o avião da TAM, na última terça-feira, o maior da história do país. Ou seja, a pane ocorreu quando a população ainda sofre com o impacto do acidente. Mesmo assim, a assessoria da FAB informa que é cedo para determinar as causas do problema e atribuir culpas, já que a sindicância foi iniciada hoje.

Efeito cascata

A pane de ontem ainda provoca atrasos hoje nos principais aeroportos do país. A situação é mais grave em Congonhas (zona sul de São Paulo), onde mais da metade dos vôos foram afetados. Dos 121 vôos programados para pousar ou decolar no terminal entre as 6h e as 16h de hoje, 32 foram cancelados e 40 sofreram atrasos de mais de uma hora. No total, cerca de 62% dos vôos atrasaram.

No aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), os atrasos também são altos. Dos 176 vôos previstos para o aeroporto, entre a 0h e as 16h, 74 atrasaram mais de uma hora e sete foram cancelados.

O último boletim dos divulgado pela Infraero mostrava que, entre a 0h e as 12h de hoje, 41,51% dos 677 vôos do país atrasaram e outros 60 foram cancelados, 18 deles em Congonhas.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/215471/visualizar/