Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 17 de Julho de 2007 às 19:25

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, autorizou nesta terça-feira por decreto o bloqueio das contas bancárias e dos ativos financeiros nos Estados Unidos de pessoas, companhias ou grupos que "ameacem a estabilidade do Iraque".

O decreto, que não menciona especificamente nenhuma pessoa, companhia ou grupo, faz referência à "ameaça inusitada e extraordinária" para a segurança nacional e a política externa dos Estados Unidos representada "pelos atos de violência que põem em risco a paz e a estabilidade do Iraque".

Essas ações, segundo Bush, "prejudicam os esforços para promover a reconstrução econômica e a reforma política no Iraque, e para prestar ajuda humanitária ao povo iraquiano".

Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York, o governo Bush vem adotando medidas para dificultar as operações financeiras de grupos, indivíduos ou empresas que possam colaborar com organizações que considera terroristas.

Além disso, mantêm sanções econômicas e financeiras contra os países que acusa de ter vínculos com o terrorismo, como Irã e Síria.

O decreto de hoje cobre uma lacuna que existia nos mecanismos legais do governo americano para a aplicação de sanções financeiras contra aqueles que apóiam, segundo Washington, a desestabilização do Iraque.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/216337/visualizar/